segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ufersa desenvolve projeto de extensão a fim de incentivar a leitura

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implementou o Projeto Leia Mais, ligado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). As obras que fazem parte da iniciativa estão disponíveis gratuitamente em uma estante de livros no Centro de Convivência no Campus Leste da Universidade para quem aprecia um bom livro ou quer exercitar o hábito da leitura.
O Leia Mais tem como objetivo introduzir a Universidade no Bookcrossing, um movimento internacional originado na Europa, que já acontece no Brasil há alguns anos, onde as pessoas podem pegar um livro, e após terminar sua leitura, deixá-lo no campus central da Universidade.
Conforme o responsável pela coordenação do projeto, o professor Francisco Edson Nogueira, a iniciativa visa despertar o hábito da leitura como um alicerce para a melhoria da escrita e o enriquecimento do vocabulário. O projeto é aberto a toda comunidade acadêmica e regional.
O projeto de extensão já recebeu mais de 120 doações de livros de diferentes gêneros literários. Segundo o coordenador, a proposta é fugir da leitura técnica ao estimular o aluno a ler outros assuntos além dos estudados em sala de aula. "O aluno vai tirar uma horinha por semana, ou quinze minutos por dia, para ler algo que não seja física, matemática ou Engenharia", frisou ele.
Além do incentivo a leitura, outra característica do movimento Bookcrossing é a conexão das pessoas por meio dos livros lidos. Para isso todas as obras doadas são devidamente etiquetadas com um código de identificação do movimento que é gerado pelo seu cadastro no site oficial bookcrossing.com. Ao digitar o código no site, o leitor conseguirá ver a trajetória do livro e poderá iniciar uma nova jornada informando onde achou a obra.
Dos 120 livros arrecadados, 10 já foram "libertados" sem haver a necessidade de um controle de empréstimo/devolução. Após serem lidas, as obras são "libertadas" novamente em locais públicos para continuarem sua jornada nas mãos de novos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário