quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eleições 2012: Professoras eleitas em Natal prometem renunciar a salário de vereador

Duas vereadoras eleitas em Natal no domingo (7) prometeram doar o salário de R$ 15.017 que passarão a receber como parlamentares. As duas são professoras e terão seus primeiros mandatos.
Amanda Gurgel, do PSTU, afirma que ficará apenas com o rendimento equivalente ao que tinha como professora e repassará o restante a seu partido. Já Eleika Bezerra, do PSDC, registrou em cartório o compromisso de doar todo o salário de vereadora, retirados os impostos, para instituições sociais da capital potiguar que tenham como foco a educação e a ajuda aos idosos.
A vereadora mais votada de Natal, com 32.819 votos, se tornou nacionalmente conhecida depois de “encarar”, em 2011, dezenas de deputados, na sede da Assembleia Legislativa do Estado, mostrando as dificuldades da rede pública de ensino e dos professores de Natal.
Amanda explicou que, do salário de vereadora, só ficará com R$ 2.663, valor total de sua renda mensal juntando as cadeiras de professora no Estado e no município, que ela já recebia nos últimos meses, antes de se licenciar. “Este valor já está agregando o novo piso dos professores, depois de muito lutarmos".
“O restante do salário como vereadora será  gerenciado pelo partido (PSTU) para que use na luta pelos trabalhadores. Sei que repassando meu salário não resolverei o problema da educação, mas posso ajudar.”.

No cartório

Aos 69 anos, a professora Eleika Bezerra (PSDC) tem uma longa história na área da educação para contar. Sua carreira passa pelos cargos de professora primária, professora universitária, secretária da pasta em Natal e no município de Ielmo Marinho, além de subsecretaria de Educação do Rio Grande do Norte.
Hoje, aposentada, ela comemora a eleição com 2.210 votos para a Câmara, onde garante que lutará para fazer valer a legislação educacional existente, mas não cumprida.
No dia 20 de agosto deste ano, a professora aposentada registrou no 2º Ofício de Notas de Natal a promessa de doar todo o salário de vereadora, retirados os impostos, para instituições sociais da capital potiguar que tenham como foco a educação e a ajuda aos idosos.
Eleika e Amanda garantiram que farão a divulgação necessária para que todas as pessoas tenham acesso às informações que comprovarão a doação de seus salários.
“Nunca ouvi falar em vereador algum que tenha doado o que recebe, mas não faço isso para ter publicidade a meu favor. Eu e minha família já temos o suficiente para vivermos”, explicou a professora Eleika.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário