quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mossoró é a segunda cidade do RN em número de notificações de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou neste mês o número de casos notificados de dengue no Rio Grande do Norte. Conforme o boletim epidemiológico, Mossoró é a segunda cidade do Estado com o maior número de notificações da doença.
Até o momento foram registrados 31.548 casos suspeitos, sendo 11.210 confirmados. Em Mossoró, os números também foram altos, as notificações representam 2.217 dos casos, enquanto que 1.294 pessoas foram confirmadas de estarem com a doença.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Mossoró, Alanny Medeiros, os números da doença no município têm se mantido estáveis. De todo modo, as ações de prevenção e combate à doença estão sendo realizadas de forma permanente.
"As ações são constantes, o município nunca para de realizá-las. Caso haja epidemia ou não, vamos continuar realizando ações de combate à doença. Mantemos um cuidado maior naqueles bairros mais periféricos, que normalmente têm dificuldade com o abastecimento de água, pois como as pessoas tendem a acumular o líquido para consumo, a água fica parada por mais tempo, propiciando o surgimento do vetor. Além disso, o clima da cidade também favorece o surgimento do mosquito". 
Convocação de 26 agentes de endemias visa intensificar as ações de combate e prevenção da doençaAlanny Medeiros destaca que entre as ações de combate à doença está a convocação de 26 agentes de endemias.
"Algumas áreas da cidade estavam descobertas, com a convocação de mais profissionais para atuar diretamente no Programa de Controle da Dengue, poderemos cobrir um maior número de bairros na cidade. Associado a isso temos feito as caravanas contra a dengue nos bairros e a parte de educação e saúde, como as palestras educativas, tanto na rede pública de ensino", diz a coordenadora.
E acrescenta: "Também firmamos parcerias com as empresas provadas, para fazer a parte de educação, principalmente no ramo da construção civil, em empresas da área de petróleo", explicou.
Conforme informações repassadas pela coordenadora da Vigilância Sanitária, a dengue se comporta em surtos epidêmicos, isto é, a cada três anos há um pico de epidemia. No ano de 2008 foi registrado um grande número de casos, já em 2011 tivemos um surto epidêmico. "Achamos que em 2012 esse número seria reduzido devido à falta de chuvas. No ano que ocorrem muitas chuvas, registramos um aumento no número de casos, tendo em vista que o habitat do mosquito Aedes aegypti , que é a água parada, vai se distribuir em maior quantidade, atraindo mais vetores e consequentemente mais casos".
Os cinco municípios que apresentam as maiores notificações de casos suspeitos são:"Natal: 12.206 casos
"Mossoró: 2.195 casos
"Parnamirim: 2.051 casos
"João Câmara: 818 casos
"Currais Novos: 816 casos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário