sexta-feira, 12 de outubro de 2012

TRT-RN instala o Processo Eletrônico em Mossoró

A pauta de audiências e o atendimento ao público nas três Varas do Trabalho de Mossoró estarão suspensos a partir desta segunda-feira, 15, até o dia 5 de novembro. Isso porque a Justiça do Trabalho se prepara para entrar na era digital com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT).

Durante toda a semana, equipes de técnicos do TRT-RN estão trabalhando na instalação do novo sistema na rede de computadores do Fórum Trabalhista Silvério Soares. Com isso, os prazos processuais que se vencerem nesse período, estão oficialmente prorrogados para o dia 6 de novembro de 2012.

A implantação do PJe-JT vai beneficiar diretamente os advogados e as partes, que poderão consultar, de qualquer lugar com acesso à internet, 24 horas por dia e todos os dias do ano, os processos digitais sem precisar comparecer ao balcão das Varas do Trabalho.

Para o novo sistema funcionar plenamente, é necessário que o advogado, juiz, procurador ou servidor da Justiça do Trabalho tenha a certificação digital. Por isso, na segunda, o TRT-RN também inicia a capacitação dos servidores, magistrados, procuradores do trabalho e advogados que atuam em Mossoró e região, para operarem o Processo Judicial Eletrônico.

Para o presidente do TRT-RN, desembargador Ronaldo Medeiros, com a chegada do PJe-JT, a Justiça do Trabalho vai oferecer maior celeridade na solução dos processos, será diminuído o uso de papel, de impressoras e outros materiais, além de garantir a segurança das informações.

“Será uma mudança de rotina significativa para todas as pessoas envolvidas com processos trabalhistas em Mossoró, uma vez que, a partir de novembro, os novos processos serão no formato eletrônico”, observa

Agilidade
O Pje-JT já está funcionando na Vara do Trabalho de Goianinha e, em 2ª instância, na sede do TRT-RN, em Natal. Nessas duas unidades, só são recebidos novos processos por meio eletrônico. As audiências continuam sendo presenciais, mas as partes têm acesso simultâneo aos autos por meio dos computadores instalados nas salas. Os processos antigos permanecerão em papel até serem concluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário