quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Estado ganhará 11 novas Agências da Previdência

Ainda este ano a população de 11 municípios do Rio Grande do Norte vai ganhar modernas Agências da Previdência Social em São José de Mipibu, Monte Alegre, Nova Cruz, Canguaretama, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Nísia Floresta, Goianinha, Extremoz, São Miguel e Alexandria.
A meta do governo é que a abertura de novas agências evite que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de benefícios previdenciários.
Estão previstas até 2013 a construção de 720 unidades em todo o país, que fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), beneficiando municípios com população acima de 20 mil habitantes. O objetivo é ampliar o acesso dos segurados aos serviços previdenciários e melhorar o atendimento, evitando deslocamentos desnecessários, desconfortáveis e onerosos.
A Rede de Atendimento é uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os municípios selecionados, que doam os terrenos onde serão instaladas as novas agências. A área tem que ter aproximadamente mil metros quadrados, em local de fácil acesso para a população. As unidades terão uma área coberta de 330 metros quadrados.
Essas agências representam um novo modelo de atendimento ao cidadão. As agências do tipo 4 dispõem de equipamentos modernos, dispositivo de segurança e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, com a devida sinalização de fácil compreensão e equipamentos que permitem o acesso de pessoas com deficiência.
Cada agência vai dispor de quatro guichês de atendimento ao público, duas salas para perícia médica e para atendimento do serviço social, proporcionando comodidade aos segurados da Previdência Social que serão atendidos em ambientes confortáveis. 
Ministério investe na modernização de unidades pelo paísComo parte das medidas para melhorar a oferta dos serviços previdenciários, o Ministério da Previdência Social vem investindo também na modernização de novas unidades.
Fazendo um balanço, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, inaugurou, de abril de 2011 até julho de 2012, nove unidades no Rio Grande do Norte, nos municípios de Touros, Angicos, Apodi, Parelhas, Baraúna, Jucurutu, Mossoró, Caraúbas e Patu.
Atualmente, além da construção das onze Agências da Previdência Social, estão em execução as obras de reforma e ampliação do edifício-sede da Gerência Executiva do INSS em Mossoró, localizado na rua Auta de Souza, nº 11, Centro. Construído em 1973, o imóvel, de três pavimentos, nunca tinha passado por um serviço desse porte.
"As instalações atuais serão reformadas em sua totalidade. Será desenvolvido um novo layout, adequando-se às normas de acessibilidade vigente", adiantou o engenheiro Rarafá Medeiros Ferreira, da equipe de engenharia da Seção de Logística do INSS em Mossoró.
A área de ampliação corresponde a uma área construída de 1.700m², o que resulta em um aumento de 63% da área existente atualmente. A obra está orçada em R$ 6,7 milhões, e a previsão para a sua conclusão é julho de 2013.
Também em Mossoró está em fase de conclusão o moderno prédio do Centro de Documentação Previdenciária - CEDOCPrev, que atenderá todo o Rio Grande do Norte. O centro está localizado no bairro Aeroporto e ocupa uma área de 1.377m², sendo orçada em R$ 1,8 milhão.
O CEDOCPrev, quando estiver funcionando, vai absorver pessoas com deficiências dos programas de inclusão social do município de Mossoró, que atuarão na digitalização dos processos do Programa de Recursos Eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário