domingo, 16 de setembro de 2012

Servidores do ITEP mostram caos na unidade em audiência na AL

Um retrato do Instituto Técnico-Científico do de Polícia do RN (Itep-RN) foi apresentado em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira na Assembleia Legislativa. Os servidores do órgão, em greve há 11 dias, lotaram o plenarinho em reivindicação por melhores condições de trabalho. “Os servidores estão em greve para melhorar as condições de trabalho, que vai trazer dignidade e também pela criação de um Plano de Cargos e Salários”, destacou o presidente do Sinpol, Djair Oliveira.

O representante da categoria abriu a audiência pública elencando uma série de dificuldades existentes no Itep-RN. Os problemas contemplam da deficiência estrutural - como infiltração e banheiros interditados por falta de condições de uso - a ausência de condições de atuação dentro dos necrotérios e demais setores dentro do órgão. O relato do representante dos servidores do Itep chegou a incomodar os presentes devido ao conteúdo apresentado classificado como “chocante” pelo deputado e propositor da audiência, Fernando Mineiro (PT).


“ Os servidores estão em greve pelo estatuto. É por um alei orgânica, que não vai resolver todos os problemas do Itep. O problema é conseqüência de atitude do governo, mas não só do governo Rosalba, o problema é resultado de vários governos. São servidores que vieram de outras secretarias e foram relocados e distribuídos no Itep”, frisou Djair Oliveira.


“A sensação que eu tenho ao ver as condições de trabalho de vocês é de choque. Não existe condição nenhuma de trabalhar dessa forma”, declarou Fernando Mineiro. O deputado se comprometeu a mediar os pleitos da categoria junto aos demais deputados e o Governo do Estado.


O presidente da Associação dos Peritos Criminais, Otávio Domingos Santos, falou sobre a situação dos peritos que atuam em Mossoró e exibiu um vídeo apresentando a estrutura da sede. Em muitos casos, a situação registrada se mostrou semelhante a da sede localizada em Natal, no bairro da Ribeira, com corpos acumulados a céu aberto no pátio central e manutenção deficiente da estrutura física do prédio. “Estamos com carência de profissionais. Somos cobrados, mas não temos condições de trabalhar. E sem laudos periciais a justiça não anda”, enfatizou.


Manoel Marque de Melo, coordenador de medicina legal, se apresentou como representante da direção do Itep e se solidarizou com a categoria. “Não venho defender a instituição acho que ela merece mais atenção do Governo do Estado. É eminente a necessidade de uma sede nova, de mais condições para o trabalho, da necessidade de um concurso para que os serviços sejam mais acessíveis para a população”, destacou.


Os deputados Fábio Dantas (PHS) e Hermano Morais (PMDB) também participaram da audiência pública e se solidarizam com a causa


do jornal d fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário