sábado, 15 de setembro de 2012

'Fichas sujas' recorrem aos parentes para garantir poder

Depois de condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte, alguns candidatos estão buscando como alternativa a indicação dos filhos ou esposas ou pessoas próximas para substituí-los na disputa das eleições de 7 de outubro.
O ex-prefeito de Areia Branca Bruno Filho (PMDB), até ontem (14) candidato da coligação Vitória do Povo (PMDB, PSB, PV, PT, PDT, PSDC, PC do B, PTN e PP), confirmou no final da tarde de sexta-feira a decisão de renunciar a sua candidatura em nome da filha Luana Bruno, também do PMDB. Ambos renunciaram as candidaturas para que possa ser feito o registro de candidatura de Bruna como candidata a prefeita de Areia Branca em substituição a Bruno Filho.
Lidiane Garcia (PSB), candidata a vice, teve sua candidatura mantida. A informação foi confirmada pela assessoria de Bruno Filho.
O ex-prefeito de Baraúna José Araújo (DEM) colocou a filha Elma Maria para substituí-lo na disputa à Prefeitura. Ele teve a candidatura negada pelo TRE-RN, devido à “ficha suja”. Acredita que, com a filha, será possível resguardar espaço na política local, uma vez que a possibilidade de vitória é muito reduzida.
Outro que deverá seguir o mesmo caminho é o ex-prefeito de São Miguel Dario Vieira (PP), que teve seu registro de candidatura a prefeito indeferido pelo TRE.
Diante disso, Daniel Vieira, filho de Dario Vieira, está sendo preparado para ocupar a condição de candidato a prefeito da coligação “São Miguel de Todos”, que tem o médico Salismar Correia como candidato a vice-prefeito (PHS).
A lista conta ainda com Tibau, com Rafael Freire (PMDB), filho do ex-prefeito Sidrônio Freire (PMDB). Eleito na eleição complementar em 2010, disputa a reeleição.
Em Rafael Fernandes, o ex-prefeito José Nicodemos (PMDB) colocou o filho Nicodemos Júnior (PMDB), que foi eleito em 2008 e tenta a reeleição.
Condenado pelo TRE, quem também desistiu de recorrer ao TSE foi o ex-prefeito de Currais Novos José Lins (PSB). Alcançado pela Lei da Ficha Limpa, ele decidiu que será substituído por Vilton Cunha (PSB), que foi seu candidato a vice em 2008. O candidato a vice-prefeito continuará o mesmo: João Gustavo.
Esposas também são utilizadas para salvar o poder
Além da indicação de filhos para substituí-los em consequência de condenações, os candidatos “fichas sujas” também têm se valido de suas esposas para tentar resguardar os espaços que ocupam na política local, que geralmente trazem projeção como lideranças regionais.
Em Areia Branca, a enfermeira Iraneide Xavier Cortez Rebouças (DEM), que é esposa do ex-prefeito José Alfredo Rebouças, é candidata pelo sistema oposicionista. Situação semelhante vivenciada pela ex-primeira-dama Aísa Martins (PMDB), de Governador Dix-sept Rosado, que disputa a Prefeitura substituindo o ex-prefeito Gilberto Martins, também na lista dos “fichas sujas”.
Em Baraúna, o ex-prefeito Gilson Oliveira seguiu a mesma solução, indicando a esposa, Luciana Oliveira (PMDB), que disputará a Prefeitura pela oposição.
Em Patu, dois ex-prefeitos inelegíveis se uniram para tentar retornar ao Executivo. Lair Solano e Possidônio Queiroga indicaram uma chapa feminina, formada por Magnólia Solano (esposa de Lair) e Maria dos Remédios (irmã de Possidônio). Esse quadro se repete em Umarizal, onde o ex-prefeito Manoel Cavalcante, “Néo”, tem Elijane Paiva como candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário