quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Após prisão por fraude, diretor local do Detran é exonerado

A governadora Rosalba Ciarlini exonerou o supervisor da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Mossoró, Jader Luiz Henriques da Costa e designou Saint Clair Lopes de Medeiros, assessor Técnico, para responder interinamente pelo expediente da unidade. Os atos foram publicados no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (12).
A decisão está relacionada à “Operação Cangueiros” desencadeada pelo Ministério Público, Policia Rodoviária Federal e Policia Militar. A operação apura possíveis fraudes em etapas do processo de Carteira Nacional de Habilitação em Mossoró - incluindo proprietários de Centros de Formação de Condutores - com atuação na região Oeste do Rio Grande do Norte e Ceará.
No dia anterior à publicação dos atos no Diário Oficial, o diretor Geral do Detran, Willy Saldanha, já tinha determinado que a Comissão Permanente de Sindicância da autarquia fosse a Mossoró para apurar os fatos noticiados. E designou uma comissão formada por cinco servidores, em substituição à anterior, para aplicar os exames práticos nos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação em Mossoró. Portaria neste sentido, de nº 2379/2012, está publicada também no Diário Oficial do Estado.
“Não queremos fazer pré-julgamento dos envolvidos na ‘Operação Cangueiros’ mas, apurados os fatos e comprovadas as denúncias, os culpados no âmbito da administração pública sofrerão as sanções da lei, pois o Governo do RN tem como prioridade a ética, a transparência e a moralidade no serviço público” – garantiu Willy Saldanha. O diretor do Detran pretendia viajar a Mossoró, juntamente com as duas Comissões, mas por razões de agenda, adiou a viagem para a próxima sexta-feira. Ele disse que as investigações servirão não só para nortear as medidas que serão tomadas no âmbito administrativo do Detran, mas também como apoio e reforço ao trabalho que está sendo realizado pelo Ministério Público e seus parceiros.
A subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito do Detran, Márcia Marques, responsável pela fiscalização dos Centros de Formação de Condutores(CFC’s) acompanhou a comissão que seguiu para Mossoró. Segundo ela, a Controladoria dispõe de uma equipe de fiscalização, composta por 12 membros, que age rotineiramente e também em função de denúncias. Em oito meses, já foram cassados três credenciamentos de CFC,s em Natal, lavradas 31 advertências e suspensos seis por 30 dias.
Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário