quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Uern divulga edital do PSV/2013 com 2.602 vagas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) divulgou ontem o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 para o preenchimento das vagas iniciais dos cursos de graduação da instituição. Para o próximo ano, serão ofertadas 2.602 vagas, nos seis campi da Universidade (Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó). As provas da seleção serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013.
Segundo o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comissão Permanente de Vestibular da Uern (Comperve/Uern), a novidade do PSV 2013 é a abertura de 50 vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, que será ofertado no Campus da Uern em Natal. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara com o curso de História e o de Areia Branca com o curso de Turismo. Cada um desses cursos ofertará 40 vagas.
As inscrições para o vestibular da Uern serão efetuadas exclusivamente via internet, através do portal da instituição (www.uern.br) ou ainda no endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve): www.uern.br/comperve. As inscrições terão início às 9h do dia 30 de novembro e seguem até as 23h59 do dia 26 de dezembro, horário local.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern.
Terão direito à isenção da taxa de inscrição: candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e tenham concluído no biênio 2010/2011 ou que tenha cursado o 3º ano do ensino médio de escola pública do Estado em 2012, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível de ensino também no Estado em escola pública; ter cursado todo o ensino médio em escola privada do Estado e ter concluído no biênio 2010/2011, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% do valor da mensalidade escolar ou ainda ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, em 2012, na condição de aluno bolsista, nessa mesma condição; ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, três doações convencionais no período de 6 de novembro de 2011 a 5 de novembro de 2012.
Será concedida a dispensa de 50% do valor da inscrição aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e concluído este nível em período anterior a 2010 ou ainda que sejam alunos do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível no mesmo Estado e respectivamente nos anos de 2010 e 2011, nessa mesma condição, e o valor da bolsa em qualquer dos anos tenha sido inferior a 50% do valor da mensalidade escolar.
A Uern disponibiliza 50% das vagas iniciais de seus cursos de graduação a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública. As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.
Os candidatos que em sua ficha de inscrição se declarem como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou que solicitem atendimento especial, deverão entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.
A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela Comperve/Uern, no dia 5 de abril de 2013. 
Greves afetam calendário acadêmico e vestibularAs provas do PSV 2013 serão aplicadas em março de 2013 em decorrência das duas últimas greves que afetaram o calendário da Uern. Os mais de 160 dias de greve que aconteceram nos anos de 2010 e 2011 acabaram atrasando a realização das provas do vestibular da instituição.
O primeiro semestre letivo de 2012 terminou no dia 1º de novembro. Os professores e alunos da Uern estão em recesso acadêmico e só devem retornar no dia 19 de novembro para dar início ao segundo semestre letivo de 2012, que segue até o dia 12 de abril de 2013.
Os candidatos convocados no PSV 2013 e os demais estudantes da Uern só iniciarão o primeiro semestre do próximo ano no dia 15 de maio, depois do período de férias coletivas dos docentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário