terça-feira, 6 de novembro de 2012

Governo do Estado desativa 16 postos de arrecadação fiscal no Rio Grande do Norte

Dezesseis postos de arrecadação fiscal do Estado foram desativados devido ao uso da nota fiscal eletrônica. Segundo Rosemblatt Gomes, delegado sindical suplente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern), na 6ª Unidade Regional da Tributação (URT) do Estado, a desativação dos postos foi uma medida administrativa devido à informatização.
"Até dois anos atrás, o posto fiscal precisava registrar todas as notas das mercadorias que passavam pelo local de forma a alimentar o banco de dados da Secretaria de Tributação. Por esse motivo, precisávamos da maior quantidade possível de postos nas fronteiras estaduais. No entanto, com a obrigatoriedade da emissão da nota fiscal, a informação já segue diretamente para a Secretaria", relata o delegado sindical.
"Pelo uso da nota fiscal eletrônica, a Secretaria da Tributação decidiu desativar os postos fiscais de arrecadação, deixando somente os três principais em funcionamento", destaca Rosemblatt Gomes. Ainda segundo ele, não houve prejuízos fiscais com a desativação. "Pelo contrário, é ainda mais seguro, tanto que a arrecadação fiscal do Rio Grande do Norte não caiu", completa.
O delegado sindical ainda explica que a desativação dos postos não compromete o quadro de servidores da Tributação. "A informatização é um processo que faz diminuir a quantidade de servidores. No entanto, é um processo natural de quando os trabalhos se tornam eletrônicos. Atualmente o quadro de servidores vem diminuindo porque eles estão se aposentando e não estão sendo substituídos em virtude da informatização", comenta Rosemblatt Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário