sábado, 10 de novembro de 2012

Felipe Guerra: vereador assume Prefeitura com a missão de gerenciar as finanças

O município de Felipe Guerra, de pouco mais de 6 mil habitantes, amanheceu esta sexta-feira (9) com gestor na Prefeitura Municipal. Assumiu o cargo de prefeito o vereador Pedro Alves Cabral Neto. A cidade havia ficado sem prefeito quarta-feira (7) com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado afastando o prefeito Brás Costa e o vice Francisco Canindé.
O presidente da Câmara Paulo César, que assumiria o cargo na ausência do prefeito do vice, também foi afastado pela Justiça de Apodi. Neste caso assumiu Elinaldo Luciano. A decisão do Tribunal de Justiça apedido do procurador geral Manoel Onofre e da Justiça de Apodi a pedido do promotor Silvio Brito foram motivadas por crimes de desvios de recursos públicos.
Contra o prefeito Brás Costa existe mais de 50 procedimentos instaurados por motivos diversos. Destaca-se o procedimento investigativo onde o Tribunal de Contas do Estado constatou que o prefeito Brás Costa Neto e seus auxiliares simularam obras em postos de saúde, escolas e mercado público e desviou R$ 1,33 milhão em 2010.
Já na Câmara Municipal o promotor de Justiça Silvio Brito destaca que o presidente Paulo César recebeu o duodécimo e, ao invés de pagar os servidores, repassou quase que em sua totalidade para o senhor Emanuel Lima de Oliveira, que atua na região emprestando dinheiro a juros (agiota). E o fez em cheques nominais. A Justiça o afastou.
Com o nome de Ave da Rapina, a operação policial foi realizada num processo que corre em segredo de justiça. Já ação contra o presidente da Câmara o processo é público.
O vereador Pedro Alves Cabral assumiu o cargo na noite desta quinta-feira (8) e hoje bem cedo já começou as reuniões para tomadas de medicas (muitas delas sugeridas pelo Ministério Público Estadual), para equalizar as finanças do município, que está com salários de servidores atrasados, energia publica cortada, sem merenda e transporte escolar.
Com Pedro Alves Cabral no cargo, o promotor Silvio Brito disse que vai pedir o desbloqueio das contas da Prefeitura a Justiça. O gestor interino assumiu compromisso de fazer um cronograma e pagar as contas essenciais e iniciar o oficialmente a transição de governo para o prefeito eleito Haroldo Ferreira, que assume no dia 1º de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário