quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Município de Felipe Guerra está oficialmente sem prefeito


Prefeito Brás Costa desviava recursos simulando obras no município

O município de Felipe Guerra, de aproximadamente 6 mil habitantes e distante 70 km de Mossoró, está sem prefeito. O procurador-geral de Justiça do Estado, Manoel Onofre Neto, não vai conceder entrevista coletiva sobre a Operação Ave de Rapina, realizada hoje em Felipe Guerra, por que, segundo informa a Assessoria de Comunicação, o processo corre em segredo de Justiça.
Felipe Guerra ficou sem gestor porque além do prefeito Brás Costa e o vice-prefeito Francisco Canindé, a Justiça Estadual também afastou o presidente da Câmara, o vereador Paulo César Benevides Sena, por desvios de recursos públicos comprovados documentalmente pelo Ministério Público Estadual.
O promotor de Justiça Silvio Brito, informou que a pedido dele a Justiça de Apodi, que responde por Felipe Guerra, decretou o bloqueio de todas as contas da Prefeitura, como forma de garantir, pelo menos salário dos servidores municipais e a continuidade dos serviços básicos nas áreas de saúde, limpeza das ruas, energia, água, merenda e transporte escolar.
Há poucos dias, o Duodécimo da Câmara Municipal foi autorizado pela Justiça eo repasse dos recursos aconteceu. O presidente da Câmara Municipal, ao invés de pagar os servidores da Câmara, emitiu vários cheques nominais ao cidadão conhecido por Emanuel Lima de Oliveira, que atua na região emprestando dinheiro a juros.
“Alguns destes cheques foram emitidos para outras pessoas, mas restou comprovado que quem os sacou na conta do Banco do Brasil foi o senhor Emanuel Lima”, explica o promotor Silvio Brito, lembrando que hoje realizou busca e apreensão na Câmara Municipal e também na residência do presidente da Câmara, o vereador Paulo César. Nestes locais foram apreendidos muitos documentos.
Corre paralelo dois processos contra os gestores e legisladores do municípioi de Felipe Guerra. Coube ao Tribunal de Justiça do Estado, a pedido do procurador-geral Manoel Onofre, afastar o prefeito Brás Costa, o vice Francisco Canindé, a secretaria Regina Coelil e a responsável pela Previdência Sonia Maria. Já a Justiça de Felipe Guerra restou afastar o presidente da Câmara, Paulo César.
O prefeito Brás Costa e o "empresário" João Gualberto de Brito Neto tiveram os bens sequestrados pela Justiça.
Com as decisões da Justiça de Apodi e do Tribunal de Justiça do estado, o município de Felipe Guerra ficou sem prefeito. Isto porque além do prefeito foi afastado o vice-prefeito, o presidente da Câmara e o vice-presidente da Câmara. Agora, os vereadores devem se reunir para escolher um novo presidente e este assumir a Prefeitura Municipal e o vice-presidente que assumir a Câmara.
Desvios - O Processo contra o prefeito Brás Costa e seus auxiliares corre em segredo de Justiça no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Entretanto, o Jornal de Fato teve acesso a vários documentos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte mostrando que o gestor simulou obras de limpesa pública, reforma em postos de saúde, escolas e mercado público e desviou 100% dos recursos.
Correção: O Ministério Público Estadual divulgou nota agora há pouco informando que os vereadores Francisco Flávio Gurgel e Pedro Alves Cabral Neto, de Felipe Guerra, ao contrário do que foi divulgado pela instituição no início da manhã, não foram afastados pelo Tribunal de Justiça. Informação já corrigida nos textos publicados no Defato.com
Em vídeo, o Defato.com visitou postos de saúde, escolas e o mercado público, onde o prefeito Bras Costa teria simulado cobras e desviado os recursos (R$1,3 milhão), conforme relatório do Tribunal de Contas do Estado.

do jornal d fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário