quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comperve informa que inscrições para o vestibular da Uern iniciam na sexta-feira

As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terão início às 9h desta sexta-feira, 30. Estão sendo ofertadas 2.602 vagas para os seis campi da Universidade: Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através do portal da Universidade (www.uern.br) até às 23h59 do dia 26 de dezembro, considerando o horário local.
Segundo o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comissão Permanente do Vestibular da Uern (Comperve/Uern), são esperadas em torno de 24 mil inscrições para o certame. "Essa estimativa é baseada nos últimos vestibulares. Os maiores picos de inscrições são registrados nos primeiros e últimos dias. Para esses primeiros dias, esperamos entre 1.500 e 2.000 por dia", explica.
"Nós orientamos que os candidatos não deixem as inscrições para a última hora, de forma a evitar imprevistos", aconselha o professor Egberto Mesquita. Ainda de acordo com o coordenador da Comperve, os cursos mais concorridos devem ser Medicina, Direito e Odontologia. "Como não temos grandes modificações, esses três cursos devem se repetir nas primeiras colocações. No entanto, esses números só devem ser divulgados em fevereiro", afirma.
Entre as novidades do PSV 2013, está a oferta de 50 novas vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, no Campus da Uern em Natal. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara com o curso de História e o de Areia Branca com o curso de Turismo. Cada uma dessas graduações oferece 40 vagas.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern. As provas do PSV 2013 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março de 2013. Já o resultado está previsto para o dia 5 de abril de 2013.
 
Vestibular disponibiliza 50% das vagas para estudantes de escolas públicas

A Uern disponibiliza 50% das vagas iniciais de seus cursos de graduação a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente os ensinos fundamental e médio em escola pública. As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.
Os candidatos que em sua ficha de inscrição se declararem como pertencentes ao sistema de cotas e/ou como isentos do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou que solicitem atendimento especial, deverão entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.
Alguns candidatos têm direito à isenção da taxa de inscrição. São eles: os que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e tenham concluído no biênio 2010/2011 ou que tenham cursado o 3º ano do ensino médio em escola pública do Estado em 2012, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível de ensino também no Estado em escola pública; ter cursado todo o ensino médio em escola privada do Estado e ter concluído no biênio 2010/2011, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nos três anos tenha sido igual ou superior a 50% do valor da mensalidade escolar ou ainda ser aluno do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, em 2012, na condição de aluno bolsista, nessa mesma condição; ser doador de sangue e ter efetuado, no mínimo, três doações convencionais no período de 6 de novembro de 2011 a 5 de novembro de 2012.
A dispensa de 50% do valor da inscrição é concedida aos seguintes candidatos: os que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública do Estado e concluído este nível em período anterior a 2010 ou ainda que sejam alunos do 3º ano do ensino médio de escola privada do Estado, na condição de aluno bolsista, tendo também cursado o 1º e 2º anos desse nível no mesmo Estado e respectivamente nos anos de 2010 e 2011, nessa mesma condição, e o valor da bolsa em qualquer dos anos tenha sido inferior a 50% do valor da mensalidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário