sábado, 3 de novembro de 2012

Audiência pública discutirá proposta de orçamento

O projeto de orçamento do Estado para 2013 estará em discussão em uma audiência pública, no dia 13 deste mês, na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Fernando Mineiro. Ele defende uma discussão mais aprofundada sobre a proposta orçamentária. Para Fernando Mineiro, o projeto do governo precisa ser analisado cuidadosamente, principalmente nos itens como a destinação dos recursos para a Saúde, que teve, proporcionalmente, uma queda em relação a 2012. "Desejamos que a Assembleia faça um debate diferente sobre o orçamento, como nunca fez", afirma. O deputado petista, que concorreu à Prefeitura nas eleições deste ano e não foi para o segundo turno por 1.465 votos, descarta a possibilidade de fazer indicações para a equipe de Carlos Eduardo (PDT). Apesar do PT ter apoiado o candidato que venceu o pleito, ele avisa que qualquer integrante da legenda que aceitar algum convite para cargos na Prefeitura terá que pedir a desfiliação ao partido. "Vai ser uma postura de oposição e de autonomia, evidentemente. Se não vamos participar do Governo, como vamos ter posição de situação?", afirma. A seguir, os principais trechos da entrevista concedida pelo deputado do PT à TRIBUNA ONLINE.
Entrevista / Fernando Mineiro / Deputado estadual do PTEntrevista / Fernando Mineiro / Deputado estadual do PT

O que se destaca na proposta do Governo enviada à Assembleia para o orçamento de 2013?
A proposta é alinhavada, quase repetida do orçamento deste ano. Só fizeram alguns ajustes de números, inclusive com queda em alguns setores importantes, sem definir qual o rumo que se pretende [para o Estado], quais as prioridades. Por isso, desejamos que a Assembleia faça um debate diferente sobre o orçamento, como nunca fez. Estou insistindo para que os deputados, meus colegas, se posicionem de outra maneira. Na Assembleia, muitas vezes a votação do orçamento é muito formal "só para inglês ver". Espero que desta vez seja diferente, até pela situação financeira e orçamentária na qual o Estado se encontra. Tudo isso exige um debate apurado.

Para a Saúde, o crescimento dos recursos projetados é de quase 8%, enquanto que para o orçamento geral fica em 17%. A Assembleia pretende discutir esse ponto?
Houve esse crescimento de 8%, mas dentro do orçamento como um todo existe uma queda proporcional [nas previsões para a saúde].  Em 2012, o setor ficou com 14,6% do orçamento. Para o próximo ano, cai para 13 pontos percentuais. Então, cresce de maneira isolada, mas cai em termos de participação. Claro que é preciso ajustes na saúde, assim como na segurança, para citar dois exemplos. Vamos buscar reajustes, sim, mudar essa situação.

 vja a entrevista completa aqui http://tribunadonorte.com.br/noticia/audiencia-publica-discutira-proposta-de-orcamento/235762

Nenhum comentário:

Postar um comentário