domingo, 4 de novembro de 2012

Pesquisadores da Uern desenvolvem estudo sobre a mitificação da imagem de Lampião em Mossoró

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão desenvolvendo um estudo sobre a mitificação acerca da imagem de Lampião em Mossoró. A proposta é avaliar como o imaginário do fato que ocorreu em junho de 1927 pode refletir na realidade atual.
Os resultados preliminares da pesquisa, que já dura cerca de um ano, foram apresentados no projeto: "Os heróis e seus mitos: a defesa de Lampião e o ataque dos mossoroenses na literatura de cordel".
O trabalho desenvolvido pela estudante Isadora Ingrid Augusto, orientada pela professora Karlla Christine Araújo, foi um dos vencedores do VII Salão de Iniciação Científica da Uern, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).
De acordo com a professora, foram analisados 9 cordéis para o estudo e a maior parte deles reproduzia o discurso dominante. "Percebemos que o herói da literatura de Mossoró, criado através da figura de Lampião, vem da necessidade da cidade construir heróis, através de fatos significantes", diz a professora. Assim, a história de Lampião e do heroísmo do povo potiguar é motivo de orgulho para o povo mossoroense propagado de geração a geração.
Karlla Chistiane destaca que apesar de ser o "vilão" da história da resistência de Mossoró, Lampião se tornou um herói devido a sua identificação com o imaginário popular. O redimensionamento e a mitificação do fato rendem um investimento cultural muito grande na cidade.
"Em Mossoró, a passagem de Lampião pela cidade rendeu um memorial em praça pública, um espetáculo ao ar livre, e vários registros propagados pelo município", destaca a professora, completando que foi essa valorização da memória do feito que chamou a atenção dos estudiosos para este objeto de pesquisa.
O projeto foi aprovado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) já foi apresentado no Colóquio Internacional de Natal; o Colóquio Nacional de Linguagem, de Discurso (Conlid); em um evento de pesquisa no Piauí e no Pré-ALAS, um evento internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário