sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Resultado da 2ª fase sai em janeiro

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou na noite de ontem (13) o resultado da primeira fase do vestibular 2013. Esse será o último anúncio de aprovados em primeira fase da UFRN feito pela organizadora, já que o certame a partir do ano que vem será feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do governo federal, tendo em vista que a UFRN utilizará como critério para ingresso o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ao todo 12.817 dos 28.628 candidatos inscritos atingiram o ponto de corte e terão suas provas corrigidas na segunda fase do Vestibular 2013 na modalidade discursiva das disciplinas específicas de cada um, de acordo com o curso que escolheram. Isso representa 44,77% dos candidatos. Para a presidente da Comperve, Magda Maria Pinheiro de Melo, a quantidade de alunos não aprovados para a segunda fase que representar menos de 50% está dentro da normalidade.

"Se nos basearmos pelos últimos vestibulares essa porcentagem está na média do concurso. Não há porquê nos espantarmos com os números quando os mesmos são corriqueiros", disse a  Magda Maria.

Serão corrigidas as provas dos alunos que obtiveram, no mínimo, oito acertos nas questões relativas à Área de Conhecimento do Ensino Médio de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; seis acertos na área de conhecimento do Ensino Médio de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e quatro acertos nas questões de Ciências Humanas.

Aos que terão as provas discursivas corrigidas, incluindo a redação, será eliminado o candidato que: obtiver nota zero em uma das provas, ter se identificado fora do espaço destinado para tal e redigir as respostas a lápis ou caneta diferente da que foi entregue pela Comperve. Após essa etapa, a expectativa ficará por conta do anúncio final dos aprovados que ingressarão na UFRN em 2013, situação que está prevista para a segunda quinzena do mês de janeiro.

 O último vestibular da UFRN foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro e todos os candidatos presentes fizeram as provas objetivas e discursivas, independente de saberem se teriam ou não a prova discursiva e redação corrigidos, como de praxe nos últimos concursos organizados pela Comperve. Nos primeiros dois dias foram realizadas as provas objetivas e a discursiva ficou para o último dia de provas.  A UFRN oferta 3.015 vagas, distribuídas em 84 cursos de graduação presencial da universidade nos campi de Natal , Caicó, Currais Novos , Santa Cruz, Nova Cruz e Mossoró.

As datas de cadastramento e matrículas dos futuros alunos da UFRN ainda não têm datas previstas. Segundo Magda Pinheiro, a divulgação de quando as ações se darão não é de responsabilidade da Comperve, mas sim da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). "Primeiro não nos cabe fazer o calendário, e depois fica impossível prever já que a Prograd precisa do resultado final. Mas a previsão é de que, assim que o resultado sair, a Prograd defina datas", finalizou Magda Maria.

SERVIÇO:

A lista completa dos aprovados pode ser consultada no site da Comperve no sítio http://www.comperve.ufrn.br.  Nessa página também está disponível o desempenho nas provas e pontuação. Para acessar basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), independente de ter sido aprovado para segunda fase ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário