sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gov. Dix-sept Rosado é a primeira cidade do RN a diplomar eleitos em outubro

O prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Governador Dix-sept Rosado serão diplomados hoje, 7, em solenidade realizada às 15h, no Fórum Escrivão José Aoen Estigarriga Menescal. A comarca é a primeira do Estado a diplomar os eleitos no pleito do dia 7 de outubro.
Ao todo serão 11 pessoas diplomadas, segundo informa o juiz eleitoral da comarca de Governador Dix-sept Rosado, Cláudio Mendes. Para que a diplomação ocorresse de forma adiantada a Justiça Eleitoral acelerou o julgamento das contas de cada candidato e concluiu todos os processos no dia 26 de novembro.
"Um dos critérios para diplomação é o julgamento de todas as prestações de contas dos eleitos e conseguimos fazer isso de forma célere. Estamos preparados para fazer a diplomação há uma semana, mas decidimos marcar para hoje devido a outros compromissos na comarca eleitoral", informa.
Cláudio Mendes avalia que apesar dos problemas com a impugnação do candidato a vice-prefeito da coligação que foi a vencedora no pleito, a comarca da Governador Dix-sept Rosado conseguiu controlar a situação e seguir com as eleições na normalidade. "Fizemos o possível para não atrapalhar o pleito e conseguimos essa meta", declara.
Ele destaca que foram solicitados 60 registros de candidaturas. Cinco foram indeferidos, sendo a maioria nos critérios da Ficha Limpa. "Esta foi a primeira vez que a Ficha Limpa foi posta em prática e um avanço para dar mais transparência e aperfeiçoar o pleito", frisa o juiz.
A diplomação fecha o ciclo das eleições deste ano. A solenidade é a entrega pela Justiça Eleitoral do documento oficial, diploma expedido pela Justiça Eleitoral, indicando que aquela pessoa foi eleita, ou é suplente, com seu número de votos, bem como partido pelo qual concorreu. O documento dá o direito de posse em 1º de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário