quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Só 44% dos vestibulandos passam para a 2ª fase

O sonho de conseguir uma vaga na Universidade Federal do RN acaba hoje para 15.811 estudantes que prestaram o vestibular da instituição. De acordo com o Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) apenas 12.817 candidatos terão as provas discursivas corrigidas. Esse número representa menos da metade  (44,77%) dos 28.628 candidatos inscritos no processo seletivo. A lista com os aprovados na primeira fase do vestibular será divulgada no final da tarde de hoje (13) no site da Comperve.

A presidente da Comperve, Magda Pinheiro, explicou que essa quantidade (12.817 candidatos com provas corrigidas) é semelhante a do ano passado. "Não houve uma variação grande de candidatos aprovados para a segunda fase. Até porque o critério utilizado é o mesmo do ano passado. Uma fórmula - disponibilizada no edital -  que leva em consideração a quantidade de vagas e de candidatos. Como esse ano tivemos um número menor de vagas e candidatos do que no ano passado, o número de provas a serem corrigidas serão menores", explica Magda.

A professora explicou ainda que essa quantidade não tem nenhuma relação com o fim do argumento de inclusão ou qualquer medida de inclusão adotada pela UFRN. "O AI não influenciava em na quantidade de provas dissertativas corrigidas até porque ele era utilizado na nota final do candidato. Independente de ter direito ou não ao AI, ele só era usado na 2ª fase. Na primeira o candidato tinha que atingir o ponto de corte estipulado pela Comperve", disse Magda Pinheiro.

Na primeira etapa da seleção foram corrigidas as questões objetivas de todos os candidatos inscritos. Em seguida, é feita a correção das provas discursivas somente dos estudantes aprovados na primeira fase.

De acordo com o edital do Vestibular 2013, só serão corrigidas as provas discursivas, incluindo a Redação, daquele que se se inserir no grupo constituído por um número de candidatos correspondente a, no máximo, 2,5 + 0,2di vezes o total de vagas oferecidas para o curso i de sua 1ª (ou única) opção, considerando-se os primeiros classificados pela ordem decrescente da média dos três escores padronizados obtidos nas Provas Objetivas.

Nessa fórmula, di é a demanda do curso i (número total de candidatos inscritos no curso i, dividido pelo número de vagas existentes para o mesmo curso).

De acordo com, Magda Pinheiro, as provas discursivas já estão sendo corrigidas. A previsão é que o resultado final saia na primeira quinzena de janeiro.

O Vestibular 2013 da UFRN ofereceu 3.015 vagas, distribuídas nos 84 cursos de graduação presencial da Universidade. O Vestibular 2013 ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de novembro e apresentou um índice de mais de 14% de faltosos, o que representa 4.119 estudantes que não compareceram aos locais de prova.

A partir do próximo ano, a única forma de ingresso na UFRN será via o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-SiSU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário