sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Servidores do Detran/RN realizam paralisação de 24h

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN) de todo o estado realizaram uma paralisação de advertência de 24h ontem (06), suspendendo o atendimento em todas as unidades do órgão no Estado.
A categoria afirma que foi reduzido o valor dos salários dos novos servidores do órgão e que o prejuízo varia de R$ 100,00 a R$ 300,00, a depender do cargo.
A paralisação promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI/RN) tem como objetivo cobrar a regularização dos pagamentos dos servidores concursados convocados em agosto, a melhoria das estruturas das unidades do órgão e o cumprimento dos 70% que faltam do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).
Hermes Oliveira, coordenador regional de Mossoró do Sinai, explica que os concursados convocados em agosto receberam 15% menos do que deveriam receber referente aos quatro meses de trabalho, de acordo com o que está previsto pelo edital.
Segundo ele, a categoria deve voltar ao trabalho hoje, mas vai esperar até esta segunda-feira (10) uma resposta do Detran/RN para as reivindicações dos servidores. Oliveira não descarta a possibilidade de mais uma greve da categoria, caso o Detran/RN não se pronuncie e a situação não se regularize.
“Hoje recebemos uma denúncia e conseguimos flagrar um flanelinha colocando uma placa em um veículo, ou seja, uma pessoa totalmente alheia ao funcionamento do órgão, temos prova e vamos cobrar providências e a punição dos responsáveis”, frisa.
A suspensão das atividades atinge os setores de informática, vistoria, emplacamento, emissão de documentos de veículos e parcialmente o setor de habilitação. A paralisação atinge também os municípios de Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Natal, com suspensão de todas as atividades.
Alunos e instrutores contestam Detran/RN
Alunos e instrutores de autoescolas contestam afirmações feitas pela subcoordenadora da Controladoria Regional de Trânsito, Márcia Marques, em entrevista concedida ao JORNAL DE FATO no último dia 4.
Na ocasião, a servidora declarou que o alto índice de reprovações nos exames práticos do Detran/RN era motivado pela demora na marcação das provas. Segundo Márcia Marques, as autoescolas são ineficientes na formação de novos condutores.
Na manhã desta quinta-feira, 6, os peritos examinadores do órgão vieram de Natal para avaliar algumas turmas de autoescolas, no Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral.
No local, a reportagem conversou com alguns alunos e instrutores que aguardavam desde as 6h30 para serem examinados.
“A gente está aqui desde antes das 7h, sem ter onde sentar, no sol, e sem ao menos ter água para beber. Além da pressão psicológica devido à avaliação, a falta de conforto prejudica ainda mais”, reclama a aluna Vilma Pinheiro Aires.
O instrutor que acompanhava uma turma de alunos de um centro de formação de condutores do município de Baraúna, Kayo Nicolas, declarou: “Ela (Márcia) não pode dizer que as autoescolas não preparam os alunos, já que eles são encaminhados para fazer o teste apenas quando estão preparados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário