terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Comperve contabiliza aproximadamente 18 mil inscrições no Processo Seletivo Vocacionado da Uern

O prazo final para as inscrições do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) encerra-se às 23h59 de amanhã, 26, considerando o horário local.A Uern iniciou as inscrições em novembro, ao todo são oferecidas 2.602 vagas para as seis unidades da instituição, isto é, campi de Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Faltando apenas um dia para se encerrar o cadastramento, a Comperve já contabilizou aproximadamente 18 mil inscrições, destas o maior número de alunos inscritos são cotistas, cerca de 13 mil.
Dados da Comperve apontam que aproximadamente 5 mil pessoas que se inscreveram no processo seletivo de 2013 até agora declararam-se não cotistas, isto é, não se enquadram no sistema de cotas, em que metade das vagas deve ser disponibilizada para pardos, negros e indígenas, estudantes de escolas públicas e alunos com renda familiar mensal por pessoa igual ou menor a 1,5 salário mínimo e a outra metade com renda maior que 1,5 salário mínimo.
O processo seletivo deste ano seguiu a mesma tendência de 2012, pois dos 24 mil inscritos a grande maioria concorreu a uma das vagas do sistema de cotas, ao todo foram 17.586 estudantes cotistas, contra apenas 7.052 não cotistas.
Segundo a assessoria da Comperve, a grande dúvida dos alunos em relação ao formulário de inscrição diz respeito ao sistema de cotas. "Muitas pessoas têm ligado ou enviado e-mail procurando saber se se enquadram ou não como cotistas, quais os requisitos para entrar no regime de cotas, ou como corrigir alguns equívocos na hora de inscrição", disse a assessoria do órgão.
Entre as novidades do PSV de 2013, está a oferta de 50 novas vagas para o curso de Ciência e Tecnologia, no Campus da Uern em Natal. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara com o curso de História e o de Areia Branca com o curso de Turismo. Cada uma dessas graduações oferece 40 vagas.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário