domingo, 2 de dezembro de 2012

Primeiro dia de inscrição do vestibular registra mais de 1.400 candidatos

As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2013 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram iniciadas ontem. Segundo dados da Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), até o final da tarde dessa sexta-feira já haviam se inscrito 1.463 candidatos.
O PSV 2013 disponibiliza 2.602 vagas para os seis campi da Universidade: Mossoró, Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Assú e Patu. A inscrição está sendo efetuada exclusivamente via internet, através do portal da Universidade (www.uern.br) até as 23h59 do dia 26 de dezembro, considerando o horário local.
De acordo com o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comperve, durante o primeiro dia de inscrições, não houve grandes problemas. "Alguns candidatos ligaram para a Comperve para saber por que não conseguiram concluir a inscrição. Percebemos que os erros eram de digitação. Então, os candidatos precisam prestar bastante atenção. No entanto, qualquer dúvida, podem ligar para a Comperve, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30", explica o coordenador.
O professor Egberto Mesquita ainda afirma que são esperadas em torno de 24 mil inscrições, sendo mais movimentados os primeiros e últimos dias. "Sempre começa com muitas inscrições, entre 1.500 a 2 mil por dia, e depois a quantidade cai bastante. Deve aumentar novamente nos últimos dias", comenta.
O PSV 2013 traz como novidade o curso de Ciência e Tecnologia, que será ofertado no Campus Avançado de Natal e disponibiliza 50 vagas. Além disso, haverá a reabertura do Núcleo de João Câmara, com o curso de História, e o de Areia Branca, com o curso de Turismo. As graduações oferecem 40 vagas cada uma.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110, deverá ser efetuado até o dia 28 de dezembro. As inscrições dos candidatos pagantes só serão confirmadas após o pagamento do boleto bancário gerado eletronicamente no sítio da Uern. As provas do PSV 2013 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de março do próximo ano. O resultado está previsto para o dia 5 de abril de 2013. 
Comperve divulga obras literárias para o processo seletivoPara a prova de literatura, a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) vai utilizar cinco títulos de autores renomados. As obras serão utilizadas como base para as questões de interpretativas que farão parte das avaliações.
Neste ano, as obras que deverão ser estudadas para o PSV são as seguintes: "O Alienista", de Machado de Assis; "50 Crônicas Escolhias", de Rubens Braga; "Horto", de Auta de Souza; "Fogo Morto", de José Lins do Rego; e "Laços de Família", de Clarisse Lispecto.
Além das obras do vestibular, a Comperve disponibilizou uma home page com as principais informações sobre o certame. No espaço virtual, é possível encontrar uma série de informações sobre o certame, como o edital, respostas das dúvidas frequentes, o manual do candidato, entre outras.
Também estão disponíveis informações de processos seletivos anteriores, concorrência dos últimos certames, além das provas dos vestibulares dos anos de 2008 a 2012.
As informações estão disponíveis no site www.uern.br/comperve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário