O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2011 reafirmou o que
temos de melhor e de pior em nossa educação pública. Mais uma vez, o
campus Mossoró do IFRN teve o melhor desempenho na avaliação, sendo a
melhor instituição de ensino, incluindo as privadas, a ter nota superior
a 600 pontos. Por outro lado, o Enem 2011 confirmou também que as
escolas da rede estadual de ensino continuam a caminhar por estradas
turvas, não tendo nenhuma sequer chegado aos 500 pontos.
E qual o segredo para que escolas públicas tenham resultados tão
distintos em um mesmo processo de seleção? A resposta é investimento.
O diretor geral do IFRN, Jailton Bezerra, destaca que o Governo Federal
tem feito investimento em vários segmentos nas unidades do IFRN,
propiciando ótimas condições para o desenvolvimento dos estudantes.
Os investimentos passam pela estrutura, como a construção de
laboratórios, novas salas de aula e bibliotecas, e pela formação
contínua do quadro de professores e, até mesmo, dos demais servidores.
“Hoje, a grande maioria dos nossos professores são mestres”, ressalta
Jailton.
Professor de Inglês do IFRN, Geraldo Máximo da Silva faz uma observação
alarmante: “O IFRN é uma instituição de ensino pública que de fato
funciona.”
Geraldo argumenta que são poucas unidades de ensino, inclusive
privadas, que dispõem da estrutura do IFRN. “Aqui, nós temos condições
de trabalhar o teórico e o prático elevando o conhecimento dos nossos
alunos”, salienta.
Estudante do 4.º período do curso de Edificações, Gabriel Louiz
enaltece que as ótimas condições de estudo no IFRN se tornam incentivo
para que os alunos se dediquem mais para alcançar os melhores
resultados. “Temos professores qualificados e um ambiente de estudo
adequado para alcançarmos os nossos objetivos”, elogia o estudante.
O IFRN conta 480 alunos matriculados no ensino médio/técnico, que
dispõem de estrutura de laboratórios, como de informática, biologia e
química, biblioteca e também esportiva. “Não dá nem para comparar a
nossa estrutura com relação às escolas estaduais”, conclui Jailton.
O Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) teve o
pior desempenho entre todas as escolas de Mossoró no Enem 2011. Essa
escola já foi exemplo de boa educação, mas nos últimos anos desceu
ladeira abaixo em consonância com as demais escolas estaduais.
Diretor da unidade, Francisco Edson se diz surpreso com o resultado e
justifica que o Eliseu Viana teve, basicamente, o mesmo desempenho das
demais escolas estaduais que participaram da avaliação. “Estamos
praticamente empatados com as demais escolas da rede”, argumenta o
diretor.
Embora o argumento dele seja verídico, as escolas estaduais 30 de
Setembro e Monsenhor Raimundo Gurgel também tiveram nota na casa dos 450
pontos (confira a nota de todas as escolas de Mossoró no infográfico), o
que não seria o mais indicado.
Edson aponta os problemas envolvendo o quadro de professores como o
grande responsável pelo resultado negativo. “Tivemos anos seguidos de
problemas com relação à falta de professores e também greves”, argumenta
Edson, reiterando que não houve diferença muito grande dentro da média
entre as escolas estaduais.
O diretor considera que a escola tem uma boa estrutura física e promete
melhor desempenho nos próximos anos. “Vamos tentar melhorar no próximo
ano”, pontuou.
Entretanto, uma estudante do 3.º ano do ensino médio, que pediu para
não ser identificada, declara que não dá para esperar coisa boa no Enem
2012. “Neste ano, continuamos com o mesmo problema da falta de
professores”, relata a aluna.
Edson reconhece a dificuldade e informa que nem mesmo os professores
que se afastaram por conta das eleições municipais foram substituídos.
O Eliseu Viana conta mais de 800 alunos matriculados no ensino médio.
do jornal de fato
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