quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dix-sept Rosado celebra o Dia Nacional de Educação Infantil com vasta programação

Para celebrar o Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Governador Dix-sept Rosado está desenvolvendo o I Seminário de Educação Infantil: A Magia de Educar e Cuidar. O evento está sendo realizado na Câmara Municipal.
A solenidade de abertura foi realizada ontem, 22, no Plenário da Câmara. A cerimônia contou com a participação da prefeita Lanice Ferreira; a secretária municipal de Educação, Luciana da Silveira; representantes da Visão Mundial, Lindemberg Freitas e Márcio Andrade; e as coordenadoras do Núcleo de Educação Infantil, Valkíria da Silva e Wildivânia Paula.
Na oportunidade, a prefeita Lanice Ferreira comentou o trabalho que vem sendo desenvolvido no setor de educação infantil. Entre as ações, ela destaca a construção da Escola Pró-Infância. "A unidade está em fase de acabamento e ainda neste mandato iremos entregar a obra para a população", declarou. A Escola Pró-Infância é do tipo B e beneficiará milhares de crianças na educação básica no município.
A coordenadora Valkíria da Silva enfatiza que a educação infantil merece uma atenção especial, uma vez que é a base da formação do cidadão. "As crianças são seres muito maleáveis. Por isso, falamos sobre a melhor maneira de educá-las durante os primeiros anos de sua vida. Pois é essa educação que ela vai levar para os próximos anos de sua formação", diz.
Ela complementa, entretanto, que para cuidar e educar esse público é preciso ter cuidados redobrados, paciência e atenção. E é justamente esses quesitos no cuidar e educar que serão discutidos durante os três dias de Seminário.
O encerramento da programação de abertura ficou por conta do mineiro Márcio Andrade, representante da Visão Mundial, com a palestra sobre Educação Financeira para Crianças. Durante a explanação, ele falou sobre o projeto desenvolvido pela Visão Mundial que incentiva as crianças da educação infantil noções de economia, poupança e negócios, a fim de estimular desde cedo o controle financeiro e o bom uso dos recursos.
A programação do Seminário continua hoje. As atividades serão desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação e contará com a palestra do nutricionista André Lima sobre tema "Uma boa alimentação". Logo após, equipes das secretarias de Educação e de Saúde falarão sobre o Programa de Saúde na Escola (PSE).
O encerramento do Seminário de Educação Infantil será sexta-feira, 25. A programação terá a apresentação cultural e uma palestra com a especialista em Educação Física Joana Ana de Souza sobre o tema "Atividades Lúdicas no Educar e Cuidar na Educação Infantil". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário