quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Público infantil é a principal vítima da gripe H1N1 no RN

O público menor de 14 anos é a principal vítima da gripe H1N1 no Rio Grande do Norte. De acordo com dados divulgados hoje pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), dos 11 casos de H1N1 confirmados no estado em 2012, 63,6% acometeram o público infantil. Para a Sesap, esse quadro mostra a importância da intensificação da vigilância em crianças hospitalizadas.
O médico infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalacqua, explica que normalmente o vírus H1N1 afeta público mais jovem, em razão de as pessoas de maior idade já terem tido contato com vírus parecidos com o H1N1 ou com o próprio em períodos passados, quando ele circulou no estado. “Esse contato deixa as pessoas mais imunes, enquanto que o público jovem que não teve contato fica mais vulnerável”, sustenta.
Passalacqua defende que a vacinação contra O H1N1 deve ser ampliada e atender todos os públicos. “Como a dose não tem contra indicações, com raras exceções, seria interessante que todos fossem imunizados”, salienta.
Neste ano foram recebidas 141 notificações suspeitas para H1N1, com um óbito registrado. Os laudos foram emitidos pelo Instituto Evandro Chagas (Belém-PA) entre os dias 26 de junho e 06 de agosto. O caso confirmado mais recente foi de um indivíduo de 57 anos, residente em Natal, que foi hospitalizado no dia 03 de julho, recebeu alta no dia 06 de julho e passa bem.
A distribuição dos casos confirmados em relação à semana epidemiológica, mostra que a maior parte dos casos confirmados foram nos meses de janeiro (quatro casos) e fevereiro (três casos). O último caso confirmado deste ano foi registrado na Semana Epidemiológica 27, que corresponde ao mês de julho.
As principais medidas de prevenção são: lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, além de não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário