domingo, 12 de agosto de 2012

Martins espera instalação do teleférico que ligará cidade à Casa de Pedra

casa_de_pedraMARTINS - A população de Martins, em especial o segmento que lida com o turismo, voltou a demonstrar otimismo com relação à instalação de um teleférico na cidade, prometido pelo Governo do Estado desde 2011. A expectativa é que o projeto saia do papel ainda este ano.
O teleférico, que quando em operação vai ligar a cidade à Casa de Pedra, foi prometido pela governadora RosalbaCiarlini (DEM) à prefeita Maria José de Oliveira Gurgel Costa, "Mazé" (DEM), durante o Festival Gastronômico de Martins no ano passado.
O projeto é visto pelos governos estadual e municipal como mola propulsora para o desenvolvimento do turismo local, já bastante difundido graças às potencialidades e belezas naturais que o município oferece, como a temperatura amena e visão deslumbrante de suas serras.
Recentemente o assunto voltou à tona, com a notícia de que o processo licitatório para contratação da empresa que vai executar o projeto já está em andamento. Para aumentar ainda mais a expectativa da população, em visita ao município no final do mês passado, o engenheiro Roberto Antunes, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, tornou público o projeto com imagens ilustrativas do teleférico que será construído em nível local.  Complexidade do projeto poderá atrasar início das obras
Apesar do otimismo do governo municipal, fontes do Executivo martinense confidenciaram à reportagem que pelo que tem se ouvido sobre a complexidade da obra, dificilmente os serviços terão início ainda este ano. "O mais provável é que esse teleférico só saia a partir do próximo ano", disse a fonte, sem querer se identificar.
Caso sejam confirmadas as projeções feitas pela fonte da prefeitura, o governo teria que correr contra o relógio para entregar o benefício ainda em 2013, pois um projeto do porte do pretendido para Martins, não demoraria menos de um ano para ser concluído. Sem contar com os imprevistos.
O município de Martins possui belezas indescritíveis. Belas paisagens observadas dos mirantes, museus histórico, cultural e arqueológico, reserva florestal, engenhos de cana e casas de farinha que lembram a época colonial, construções antigas ao estilo barroco, sobrado com varanda em pedra de cantaria, cachoeiras, cavernas, enfim, uma infinidade de opções para quem visita a cidade.
Mas todos se encantam pela Casa de Pedra, que de acordo com os historiadores locais, constitui a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. Localizada num pequeno vale da Fazenda Trincheira, a Casa de Pedra é uma caverna com 100 metros de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros.
Tem uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias "estalactites" havendo no centro do salão maior uma grande "estalagmite". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do país, em mármore

Nenhum comentário:

Postar um comentário