sábado, 18 de agosto de 2012

Professores estaduais continuam com salários atrasados e nova data de pagamento é anunciada

No último dia 10, o jornal O Mossoroense publicou reportagem evidenciando os problemas que os professores aprovados e convocados no último concurso público promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) estão enfrentando devido ao atraso em seus proventos. Na época, a titular da Seec, professora Betânia Ramalho, informou que os docentes receberiam seus salários até o dia 15, quarta-feira passada, mas até agora os valores não foram depositados nas contas dos profissionais.
"Ninguém pode imaginar as consequências disso pra gente. Esse atraso tem causado sérios transtornos. Eu, por exemplo, moro em Mossoró, mas estou lotado na 11ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired) em Assu, e tenho tido gastos com locomoção, combustível, tirando do bolso sem ter", lamenta o professor Márcio Manoel.
A assessoria de comunicação da Seec confirmou que os recursos destinados aos pagamentos dos professores empossados no início do ano ainda não foram liberados. Segundo o órgão, o problema se deve ao fato de que os processos de efetivação dos novos servidores ainda não foram concluídos pela Secretaria de Estado de Administração e Recursos Humanos (Searh), mas que o pagamento será feito no final deste mês, junto com a folha de agosto. "Eles também receberão os salários retroativos correspondentes a todos os meses trabalhados", destaca a assessoria.
Segundo o professor Márcio Manoel, sua documentação é uma das que estão com problema, por isso seu processo retornou à 11ª Dired. "Eles justificam que os salários ainda não foram pagos devido à burocracia. Eu costumo dizer que isso é uma 'burrocracia', coisa de louco ninguém ter recebido um centavo até agora", diz.
Segundo a assessoria, questões administrativas fizeram com que alguns processos não ficassem prontos a tempo do pagamento ser efetuado no dia 15. "São questões administrativas, burocráticas, que envolvem a contratação de novos servidores no âmbito estadual. A Secretaria de Educação até tentou tornar esse procedimento mais rápido, mas não foi possível", conclui a assessoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário