Matéria
publicada hoje no site do Estadão, revela que de todos os alunos
matriculados no 6.º ano do ensino fundamental das redes estaduais de
Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte, no ano passado, apenas a metade
foi aprovada para a série seguinte. A outra parte foi reprovada ou
abandonou a escola. Os dados - divulgados pelo Inep e tabulados para o
jornal O Estado de S.Paulo pelo economista Ernesto Martins Faria, da
Fundação Lemann - mostram como as primeiras séries de cada ciclo escolar
são as que concentram os picos de reprovação e abandono.
Considerando
as 27 unidades da Federação, por exemplo, só 11 delas aprovam mais de
80% dos estudantes no 6.º ano (antiga 5.ª série). Uma situação que se
agrava ainda mais no primeiro ano do ensino médio, quando nenhuma
unidade da Federação atinge os 80% de aprovação. Nesse caso, além do
alto índice de reprovação, cresce também o porcentual de alunos que
abandonam os estudos. No Rio Grande do Norte, o índice dos que saíram da
escola chegou a 29%.
"São
as dificuldades da transição. Quando vai para o 6.º ano, além da
mudança do formato - ele passa de um para vários professores -, alguns
estudantes também saem da rede municipal e vão para a estadual. Isso
impacta", explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.
No
caso do ensino médio, acrescenta Mizne, os índices de reprovação
mostram que, além do currículo desinteressante, há uma falta de
aprendizagem acumulada. "É só lembrar que, como mostra a Prova Brasil,
apenas 10% dos alunos terminam o fundamental com o conhecimento adequado
de matemática."
Nenhum comentário:
Postar um comentário