domingo, 7 de agosto de 2011

RN pode ganhar três novos municípios

Os distritos de Soledade, em Apodi, São Geraldo, em Caraúbas, e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte. Na última quarta-feira, 3, um dos coordenadores do movimento emancipalista de Soledade, Adailton Targino, participou, em Brasília (DF), da criação da frente parlamentar em prol da criação dos novos municípios e voltou satisfeito. A luta pela divisão do município de Apodi começou há pouco mais de quatro anos, mas é esperado pela população desde 1998, quando foi aprovada a criação da área distrital.
O novo município abocanhará toda a chapada do Apodi, criando limites com os vales do Apodi (cidade-mãe) e Jaguaribe (CE), com o município de Governador Dix-sept Rosado. Além disso, ficaria com os principais potenciais econômicos do atual território. É na chapada que se concentra toda a produção de petróleo e gás natural, calcário e cal, além do turismo, através do Lajedo de Soledade, segundo maior sítio arqueológico do país.
De acordo com o bancário Vandilson Targino, um dos pontos a favor de Soledade é que a região se transformará numa área especial de interesse turístico, que dispensa, por exemplo, a exigência de parte da infraestrutura cobrada hoje pelo Governo Federal para emancipações.
O empresário Expedito Targino, produtor de cal e dono de uma loja de material de construções em Soledade, está confiante que o projeto saia do papel. Ele acredita que o potencial da nova cidade será suficiente para o seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário