domingo, 14 de agosto de 2011

Fiscais ambientais começam a trabalhar e vão atuar na montagem de audiência técnica

O primeiro dia de expediente dos profissionais foi para conhecer os locais de trabalho e funções


Após passarem por treinamento, os fiscais ambientais e urbanísticos aprovados em concurso público municipal começaram a trabalhar nessa semana. Três deles vão ficar à disposição da Gerência da Gestão Ambiental (GGA) e sete na Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETEMA).

O primeiro dia de expediente foi para conhecer os locais de trabalho e funções que exercerão a partir de agora. Em relação aos profissionais do setor ambiental, Mairton França, titular da GGA, explica que eles vão, inicialmente, participar da montagem de uma audiência técnica destinada ao setor de panificação da cidade.

O encontro será realizado no dia 26 deste mês no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. “Panificadores, pessoal das confeitarias e padarias terão seus estabelecimentos analisados em alguns fatores, como o uso da madeira para os fornos, o despejo de efluentes, a própria poluição atmosférica, licenças ambientais, entre outros”, informa Mairton.

No mês de julho foi feito um trabalho semelhante para se discutir a regularização dos buffets junto ao município. Após o processo dos panificadores, as serrarias e marcenarias serão o alvo dos trabalhos. Os três profissionais lotados na repartição ambiental vão fiscalizar através de rondas diárias, atendendo denúncias e fazendo monitoramentos ambientais a fim de que as licenças emitidas e leis municipais sejam cumpridas.

Um setor que merece atenção especial dos fiscais é a construção civil. Mairton aponta que o setor é um dos que merecem mais atenção em termos de preocupação ambiental na cidade. “A cidade está crescendo muito rápido e precisamos fazer um acompanhamento disso tudo para assegurar que esse desenvolvimento seja sustentável e que não prejudique o meio ambiente”, explica.

Ocupação de áreas de proteção permanente, despejo de efluentes domésticos e industriais, certificação de origem de areia e madeira usadas em obras serão outras preocupações dos servidores.

Ao longo desse ano os fiscais vão fazer mais atividades de conscientização e orientação. A intenção é de que a partir de janeiro de 2010 os trabalhos sejam mais completos com autuações, aplicação de multas e demais medidas que as leis preveem.


Com informações do repórter Bruno Soares - Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário