Walter Tosta: "Quem realizar um bom trabalho poderá ser reeleito."
De acordo com o projeto, os diretores poderão ser reeleitos uma única vez. O candidato deverá estar lotado no quadro ativo de educadores da instituição. As instituições que não possuírem o cargo de diretor deverão realizar as eleições para coordenador do curso.
Atualmente, é comum no Brasil a escolha de diretores de escola por indicação da prefeitura ou do governo estadual. Em algumas cidades, a seleção é feita por concurso público.
O autor afirma que a proposta insere nas instituições de ensino o processo democrático, com a alternância no poder. “A medida contribuirá para melhorias nas gestões das instituições de ensino de todo País, afinal, aquele que realizar um bom trabalho poderá ser reeleito”, destaca.
Conforme o texto, caberá ao Distrito Federal, estados e municípios, por meio das suas secretarias competentes, editar regulamento para a eleição anual. As votações deverão ocorrer no início do período letivo.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário