quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Greve dos professores e técnicos-administrativos da Uern ganha projeção em portais nacionais

uern_entrada_campus_centralA greve da Uern por melhores salários e mais estrutura voltou a ser destaque na mídia nacional. Após repercussão do "Twittaço" de anteontem em sites de notícias, como G1, Terra e Último Segundo, como um dos assuntos mais comentados na rede de microblogs, ontem foi a vez do portal UOL abordar a paralisação na Uern.
A reportagem, veiculada na editoria Educação, conta que a greve afeta alunos e o edital de lançamento do vestibular, que estava previsto para julho e ainda não foi publicado. Já as provas, que deveriam ser realizadas em dezembro, só devem ocorrer no segundo bimestre do próximo ano, caso a greve seja encerrada nos próximos dias.
"A categoria reivindicava 23,98% e o governo propôs 27,70% parcelado em três anos. O comando de greve aceita essa proposta desde que haja correção inflacionária de um ano para outro. Numa negociação como essa, que já ultrapassa 80 dias, é preciso que haja o diálogo entre as duas partes e que cada uma ceda um pouco para que seja possível o entendimento", disse.
Sobre o adiamento do Processo Seletivo Vocacionado (PSV), o UOL noticiou que a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da Uern informou que o PSV 2012 ainda não tem data oficial para a publicação do edital. Na previsão mais otimista, caso a greve seja encerrada esta semana, a ideia é que o PSV seja realizado no final de fevereiro ou início de março, conforme havia antecipado O Mossoroense. 
NEGOCIAÇÃO
O Governo do Estado encaminhou ofício ontem à Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), assinado pelo secretário de Administração, Anselmo Carvalho, não aceitando as condições da categoria para encerrar a greve-geral na instituição, que completa hoje 85 dias.
O Executivo estadual manteve a proposta apresentada no último dia 15, ou seja, reajuste de 27,7%, mas dividido em três vezes: 10,65% em abril de 2012; 7,43% em abril de 2013 e 7,43% em abril de 2014.
Os servidores entregaram contraproposta quinta-feira (18) à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) aceitando o prazo, mas exigindo que o percentual seja acrescido da variação da inflação acumulada no período pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
No ofício encaminhado, entretanto, o Governo do Estado não aceitou e manteve a mesma proposta. O posicionamento será discutido pelo comando de greve hoje, às 9h, na sede da Aduern, um debate interno preparativo à assembleia geral, amanhã, às 9h, quando será decidido o futuro da greve.

F O mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário