sábado, 13 de agosto de 2011

Dia "D" da segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre hoje

A Gerência Executiva da Saúde realiza hoje, 13, o dia ''D'' da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, também chamada de poliomielite. Até as 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais quatro equipes dos postos de apoio estarão vacinando as crianças menores de cinco anos de idade em Mossoró.
Conforme Norma Senna, coordenadora do Programa Municipal de Vacinação, nesta segunda etapa da campanha a meta é imunizar 19.629 crianças, o número total de crianças na faixa etária de cinco anos de idade na cidade, ou pelo menos 96% desse total.
"Na primeira etapa da campanha atingimos o percentual de imunização de 96% do total de crianças que deveriam ser vacinadas. Agora pretendemos alcançar no mínimo esse mesmo percentual. O ideal é que os pais tragam os filhos para receberem a segunda dose completando assim o ciclo de imunização das crianças", explica a coordenadora.
Para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, das 8h às 17h, as 35 UBSs do município estarão abertas. "Além disso, mais quatro postos de apoio como, por exemplo, o Hospital da Polícia, a sede da Vigilância à Saúde, o Rotary Club e Ursam estarão vacinando as crianças", informa Norma Senna.
Ela ressalta que os pais devem levar as crianças mesmo estando gripadas ou resfriadas, pois ambos não impedem a imunização. Como também a coordenadora reforça a importância da segunda dose no processo de imunização contra a paralisia infantil. "Só não aplicamos a vacina contra a poliomielite em casos em que a criança esteja vomitando, já que a dose é de via oral", frisa.
Simultaneamente a campanha de vacinação contra a paralisia infantil será realizada hoje a imunização contra o sarampo. Podem se vacinar crianças da faixa etária de um a seis anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário