domingo, 28 de agosto de 2011

Cerca de 80% dos acidentes envolvem motociclistas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 1.744 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito em Mossoró, entre janeiro e junho deste ano. Desse total, cerca de 80% (que representa 1.395 ocorrências) envolve motociclistas, entre quedas, colisão e atropelamento de pedestres por motocicleta, segundo o coordenador do Samu em Mossoró, Luís Gomes.
O número poderia ser menor se houve mais consciência sobre a importância do respeito às leis de trânsito. É que a maioria das causas do acidentes envolvendo motociclistas é provocada por imprudência, como alta velocidade e ultrapassagens perigosas, muitas vezes proibidas, o que favorece ocorrência de acidentes.
Segundo especialistas, é preciso mudar a cultura de muitos motociclistas, já que a mentalidade precisa se adequar ao crescimento da cidade, já que o trânsito cada vez mais intenso em ruas estreitas e muitas vezes mal sinalizadas não comporta práticas antigas. Daí a importância de campanhas educativas direcionadas a motociclistas.
Segundo a Gerência Executiva de Trânsito (Getran), isso vem sendo feito em Mossoró. Como exemplo, cita a campanha com o tema "Pare e Pense", realizada há cerca de dois meses, na qual os agentes de trânsito realizaram ações de conscientização junto aos motoristas e pedestres sobre como evitar acidentes, respeitando as leis de trânsito.
Essa campanha consistiu de blitze educativas, com distribuição de panfletos, adesivos, orientações verbais, alertando com dizeres do tipo "Não dirija falando ao celular", "Já bebeu? Então pode parar: nada de voltar pra casa dirigindo" e "Cuidado com a velocidade".
Mas, segundo especialistas, campanhas do gênero não devem ser ações localizadas, mas trabalho permanente a fim de incutir no trânsito práticas defensivas e respeitosas, para formação de uma cultura de harmonia e paz no trânsito.
Segundo a Getran, campanhas como essas voltarão a ser realizadas, haja vista a necessidade permanente de orientar condutores, principalmente de motos, cujos condutores estão mais vulneráveis a acidentes. Também estão previstos mais investimentos em sinalização horizontal e vertical, para tornar o trânsito mais seguro.

Fonte O Mossoroense

fONTE o moSSOROENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário