quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Identificados cinco pontos de desvio de água de adutora


A Adutora Monsenhor Expedito tinha água desviada para propriedades particulares
Pelo menos cinco ligações irregulares foram encontradas num trecho de 20 quilômetros da adutora Monsenhor Expedito, entre os municípios de São Pedro e Ielmo Marinho. A informação é da própria Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que ao verificar o desvio de água registrou Boletim de Ocorrência. As ligações irregulares retiravam água potável para particulares em detrimento do atendimento de milhares de pessoas que estão nas cidades precisando de abastecimento. A fiscalização foi feita em dias alternados de dezembro do ano passado e agora no mês de janeiro pela Regional Natal Norte, responsável pelo abastecimento destas cidades.
Além do crime de furto de água, são danificados equipamentos necessários à operação das adutoras que se chamam descargas e ventosas.
No período da estiagem, as adutoras são fundamentais para levar água potável a regiões que estariam sem condições de atendimento com o esvaziamento dos seus reservatórios.
A Caern, responsável pela manutenção e distribuição de água das adutoras no Rio Grande do Norte, encontra corriqueiramente ligações clandestinas em suas fiscalizações em áreas rurais. Por este motivo, as cidades que ficam "no final da linha", ou seja, as últimas atendidas pelo sistema sofrem com o desabastecimento porque a água que passa pelas tubulações foi projetada para atender a zona urbana dos municípios e não a interesses individuais.
No caso do trecho da adutora Monsenhor Expedito, a cidade de Ielmo Marinho, normalmente é penalizada em função das irregularidades encontradas no sistema de abastecimento. Em outubro e novembro do ano passado, as partes altas de Ielmo Marinho não puderam ser abastecidas em razão da escassez de água da adutora provocada pelos desvios.
Fiscalização será intensificada
A Caern adquiriu, em dezembro, 32 motos que estão sendo utilizadas para a fiscalização de adutoras. As novas motos contribuem ainda para a Caern melhorar a manutenção dos sistemas de produção e distribuição de água. A empresa está providenciando os trâmites para realização de outras licitações para aquisição de equipamentos que garantem o bom funcionamento das adutoras, identificando vazamentos e coibindo desvios.
O trabalho de fiscalização conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte. De acordo com a direção da Caern, é importante que a população contribua denunciando quem está fazendo uso indevido da água das adutoras. As denúncias podem ser feitas aos escritórios da Caern nas cidades. O número do telefone do escritório que atende cada consumidor consta na conta de água.


fonte jornal de fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário