sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Operação Pipa cobre 73% do RN

Dos 167 municípios do RN, 122 estão recebendo água de carros-pipa. Isso significa que 73% do Estado está com dificuldade de abastecimento. Desses, os municípios de João Dias, Antônio Martins, Luís Gomes, Equador, Serra Negra do Norte, Lagoa Nova e Equador dependem exclusivamente do abastecimento alternativo. Apesar das ações do Governo do Estado, a quantidade de cidades afetadas só aumenta. Em outubro do ano passado, a TRIBUNA DO NORTE publicou uma matéria mostrando que 97 municípios recebiam essa ajuda. De lá para cá, mais 25 entraram nessa lista.
No RN, 122 municípios são abastecidos por carros-pipa. Seis dependem exclusivamente da pipaNo RN, 122 municípios são abastecidos por carros-pipa. Seis dependem exclusivamente da pipa
O abastecimento alternativo é feito pelo Estado e o Exército. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa e atende a 26.727 pessoas em 28 municípios com 31 carros-pipa. Já o Exército beneficia 94 municípios (199.198 pessoas) com 246 carros-pipa.

Outros cinco municípios -  Tenente Ananias, Água Nova, Rafael Fernandes, Jardim de Piranhas e Umarizal estão esperando a reabertura do edital para a contratação de caminhões-pipa. Diante dessa necessidade, os órgãos públicos já estão com dificuldades para encontrar carros-pipa disponíveis. 

"A demanda está muito alta.  Já procuramos carros-pipa na Paraíba porque aqui no Estado está difícil encontrar pipeiros disponíveis", disse o secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

Até o momento, os sistemas da Caern não estão trabalhando com o racionamento. A Companhia trabalha para evitar essa situação.  A orientação é para que a população economize água.

"Temos feito um grande esforço para tentar amenizar essa situação. Trabalhamos na  perfuração de poços, construção de pequenos ramais de adutora. Além das obras de maior porte, como é o caso da Adutora do Alto Oeste, que vai atender a região mais crítica. A adutora atenderá três dos municípios mais afetados. Para o município de Equador, estamos estudando a possibilidade de construir um manancial alternativo", disse o secretário.

Em alguns reservatórios do Alto Oeste, o nível é de menos 25% de sua capacidade de armazenamento.

A situação de nove cidades também preocupa porque o nível de água dos reservatórios está abaixo de 23%. São elas: São Miguel, José da Penha, Pau dos Ferros, Pilões, São João do Sabugi, Currais Novos, Lucrécia, Olho D'água dos Borges e Tenente Ananias .

"Infelizmente, não temos  condições de, a curto prazo, resolver esse problemas. Vamos manter o abastecimento alternativo até que os mananciais voltem a ter água", garantiu o secretário.

fonte Tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário