sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Detran RN vai leiloar 1.302 veículos apreendidos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) leva a leilão, no dia 28 de fevereiro, 1.302 veículos apreendidos e que hoje estão no novo pátio do Departamento. A quantidade corresponde a metade dos veículos recolhidos, tendo em vista que os outros 50% têm ainda algum impedimento judiciais ou administrativos, como  financiamento.

O diretor geral do Detran-RN, Willy Saldanha, explica que no dia, os bens serão divididos em lotes, agrupados por estado de conservação. Destes lotes, existirão alguns destinados à sucata, que não poderão mais ser usados pois o Departamento vai retirar o número do chassi.

Quanto ao restante dos veículos que não pode ir para leilão, no momento, em virtude de pendências judiciais ou relativas ao financiamento do veículo, o órgão estadual mantém a tramitação até que os processos sejam concluídos e em segundo momento haja o encaminhamento legal.

Os interessados em participar do leilão poderão visitar o pátio onde os carros e motos estão recolhidos, mas ainda não foi definido em que momento isso acontecerá. Segundo Adryano Barbosa, Presidente da Comissão do Leilão e Coordenador de Educação e Fiscalização do Detran-RN, essa informação será divulgada no site da Autarquia, mas provavelmente essa visitação acontecerá nos dez dias antes da data prevista para a haste pública.

"Junto a essa informação, divulgaremos o local exato de onde serão realizados os lances. Os carros, que antes ficavam acumulados no estacionamento da nossa sede, foram removidos e hoje estão em um pátio localizado na avenida Capitão Mor-Gouveia, na antiga garagem da Guanabara. Essa remoção foi necessária porque o acúmulo deles aqui colocava os usuários em risco de, por exemplo, contrair a dengue. Além disso, impedia, em alguns momentos, os contribuintes de usufruir do estacionamento".

Após o leilão em Natal, sequencialmente ocorrerá um em Mossoró. "A perspectiva é que estes leilões ocorram regularmente a partir de agora. É claro que temos que obedecer a uma legislação, pois o Código Brasileiro de Trânsito prevê que apenas após 90 dias é que o bem pode ir à leilão", disse o diretor do Detran-RN.

O proprietário do veículo pe notificado após esse prazo, concedendo-lhe 20 dias a conta do recebimento da notificação para a retirada do veículo. Depois,  caso ninguém apareça, o Detran faz um chamamento via Diário Oficial e dois meios de imprensa dando mais 30 dias de prazo. "Só aí são quase cinco meses", ponderou Willy Saldanha.

Atualmente, o Detran tem cerca de 2.500 bens apreendidos entre carros e motos no Estado, alguns parados há quase 10 anos. Após serem arrematados, O Departamento Estadual de Trânsito trabalha com o prazo de 15 dias para entrega aos compradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário