quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cooperativa Terra Livre apresenta programa Agenda 21 à comunidade de Governador Dix-sept Rosado

A cooperativa Terra Livre promoveu ontem, 26, um encontro com lideranças comunitárias e representantes de secretarias municipais, entidades e Organizações Não-Governamentais (ONGs) em Governador Dix-sept Rosado. A reunião, realizada na Igreja Cristã Evangélica, teve o objetivo de apresentar o programa Agenda 21.
O programa é uma ação da Petrobras, que será desenvolvido por meio da cooperativa acima citada. O Agenda 21 é um processo participativo multissetorial de construção de um programa de ação estratégica, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável.
Na ocasião, as ações do projeto foram apresentadas pela cientista social Cacilda Gama e a assistente social Monalisa Brito. Conforme as profissionais, a proposta do Agenda 21 é discutir com a comunidade um modelo de desenvolvimento sustentável para o município.
Para isso, segundo Cacilda Gama, será feito um levantamento socioambiental por meio de 350 questionários.
Os resultados desta pesquisa serão levados à comunidade para serem debatidos. Na oportunidade, será criado um fórum para discutir as questões apontadas no questionário. 
Fórum discutirá plano de aplicação localComposto por governo e sociedade civil, o fórum realizado em Governador Dix-sept Rosado será responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos.
No fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.
Monalisa Brito destaca que também serão realizados encontros com jovens para ajudar na mobilização da comunidade para otimizar as ações do projeto. Cacilda Gama complementa que a proposta é criar um diálogo entre comunidade, empresas e município a fim de incentivar o desenvolvimento sustentável.
A iniciativa do Agenda 21 está sendo desenvolvida em cinco municípios do Rio Grande do Norte: Alto do Rodrigues, Carnaubais, Areia Branca, Mossoró e Governador Dix-sept Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário