quarta-feira, 6 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 71,63% do público em Governador Dix-sept Rosado

A Campanha de Vacinação contra a gripe em Governador Dix-sept Rosado, encerrada na última sexta-feira, conseguiu imunizar 71,63% do público-alvo do município. Os dados referentes à cobertura vacinal foram divulgados pelo setor de Assistência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A cobertura ficou um pouco abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, que era de 80% do público-alvo. A assistente técnica da Secretaria de Saúde, Rosimeire Medeiros, justifica o índice pela resistência da população em tomar a vacina.
"Ainda existem muitos mitos com relação à vacina contra a gripe, o que fez as pessoas terem medo e não procurarem o posto de saúde para receber suas doses", explica.
Ela destaca que, apesar da resistência da população, as equipes do Programa de Saúde na Família (PSF) se empenharam para imunizar o maior número de pessoas. A assistente frisa que o trabalho obteve melhor resultado na zona rural, onde a cobertura foi de 100%.
Rosimeire Medeiros informa que a campanha contou ainda com a vacinação em domicílio. "As equipes iam de casa em casa em busca de imunizar a população", enfatiza. A estratégia foi adotada para atender, em especial, os idosos acamados, que não tinham como se deslocar para uma unidade de saúde.
De acordo com Rosimeire Medeiros, apesar do término da campanha de vacinação, as pessoas que desejarem se imunizar contra a gripe podem procurar uma Unidade Básica de Saúde. Ela destaca que serão priorizadas aquelas que fazem parte do público-alvo: os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário