quinta-feira, 7 de junho de 2012

Professores da Uern tentam retomar diálogo com o Governo do Estado para acabar a greve

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) encaminhou ofício ao Governo do Estado, anteontem, solicitando audiência para discutir meios para encerramento da greve geral na instituição, iniciada dia 3 de maio. O presidente do Sindicato, Flaubert Torquato, disse que até ontem não havia retorno.
O professor explica que o pedido de audiência é uma forma de retomar o diálogo com a administração estadual, encerrado desde que o Executivo pediu a ilegalidade da greve no Judiciário, mas o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte decidiu pela legalidade em caráter liminar, e o Governo recorreu para tentar reverter a decisão.
"Queremos saber se existe disposição do Governo em dialogar, mesmo com a greve 'judicializada'. Não sabemos quando sairá a decisão judicial sobre o recurso do Governo, enquanto isso queremos dialogar para ganhar tempo", diz Flaubert Torquato, reiterando que a greve pode encerrar a qualquer momento, e que essa decisão depende do Governo.
Segundo ele, basta o Executivo cumprir o que acordou com professores e técnicos-administrativos em setembro de 2011, como condição para acabar os 106 dias de greve do ano passado. Na ocasião, os servidores aceitaram parcelar o reajuste de 22% em três anos: 10,65% em abril deste ano; 7,43% em 2013; e 7,43% em 2014.
E foi exatamente o não-pagamento dos 10,65% no mês passado que motivou a nova greve, sete meses depois do término da anterior. Os servidores querem, no mínimo, previsão de quando será pago, já que o Governo até reconhece o reajuste, mas diz que só poderá pagar quando o Estado sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem previsão.
Ainda sobre o pedido de audiência com o Governo, o presidente da Aduern argumenta que, mesmo os servidores tendo amparo legal para continuar a greve, não há interesse da categoria de mantê-la por tempo indeterminado, porque, segundo eles, todos têm responsabilidade com a Universidade e defendem o melhor para a instituição.
"Queremos o movimento encerrado, mas precisamos saber se há disposição do Governo de dialogar. Queremos voltar à mesa de negociação e ver mais uma vez o que pode ser feito para acabar com a paralisação", afirma o professor, frisando que o ofício ratifica o compromisso dos professores e técnicos de continuar dialogando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário