sábado, 19 de maio de 2012

Ufersa vive primeiro dia de greve dos docentes

A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) viveu seu primeiro dia de greve ontem, após decisão tomada pelos docentes terça-feira, 15. Em algumas turmas, houve aula normalmente e até aplicação de provas.
A Adufersa, associação de docentes da instituição, ainda está contabilizando a adesão ao movimento grevista no campus de Mossoró. “Em Angicos e Pau dos Ferros, a paralisação foi total. Aqui, sabemos que foi muito boa”, informa o vice-presidente da associação, José Torres Filho.
A categoria voltou a se reunir ontem à tarde no auditório do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DCEN), para discutir encaminhamentos da greve. “O encontro foi para discutir questões financeiras e organizativas, formar as comissões que ficarão responsáveis pelas atividades de divulgação, conversas com os profissionais que ainda não aderiram à greve e outras comissões”, informa Torres.
Hoje, o comando de greve se reúne na sede da Adufersa para traçar outras ações. Uma mobilização está prevista para acontecer no campus de Angicos na próxima semana.
De acordo com o vice-presidente da associação os professores que ainda não aderiram estão aplicando provas que já estavam previstas. Os que são contrários ao movimento serão procurados pelo comando de greve para conversar. “Boa parte dos alunos da nossa instituição é de outras cidades. Se um ou outro não aderir os alunos ficarão prejudicados de ter que vir da sua cidade só para assistir uma aula ou fazer outra atividade. Ao final da greve as aulas serão repostas normalmente”, disse José Torres.
Outras universidades federais do país também pararam desde ontem. O movimento grevista que foi aprovado no último sábado, em âmbito nacional, é uma paralisação do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) coordenada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).
A Ufersa ainda poderá ter outra categoria com as atividades suspensas. Os técnicos administrativos decidiram pelo indicativo de greve para o dia 30 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário