sábado, 26 de maio de 2012

Governadora ameaça cortar ponto de servidores da Uern

rosalba_vaiada_em_pdfNa cerimônia de assinatura da ordem de serviço da Adutora Alto Oeste, em Pau dos Ferros, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi recepcionada na Câmara Municipal por manifestantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que pediam o fim da greve. Em resposta, em discurso no interior do Legislativo, Rosalba garantiu o retorno das aulas, mas anunciando que cortará o ponto dos servidores terça-feira, segundo a Associação dos Docentes da Uern (Aduern).
"Ela se sentiu pressionada para dar uma resposta principalmente aos estudantes, que pediam o fim da greve, e, demonstrando nervosismo, disse categoricamente que cortará o ponto dos servidores a partir de terça-feira", conta o professor Emílio Soares Ribeiro, da diretoria da Aduern.
Caso isso realmente aconteça, segundo o professor, a Aduern acionará o Governo do Estado na Justiça, inclusive responsabilizando criminalmente a governadora Rosalba Ciarlini pelo ato, o qual a assessoria jurídica da Aduern considera ilegal, porque a greve não está no campo da Justiça, e o ponto do servidor não pode ser cortado sem que a paralisação seja considerada ilegal.
"Essa ameaça da governadora é ilegal, pois fere o direito de greve do servidor público", protesta Emílio, acrescentando que uma comissão de servidores conseguiu entregar documento cobrando posição do governo a Rosalba, que repassou à assessoria, mas sem ler.

MOBILIZAÇÃO
A entrega do documento à governadora ontem, em Pau dos Ferros, faz parte da série de mobilizações dos servidores em greve. Hoje, em Mossoró, realizam caminhada com panfletagem, saindo da Cobal e terminando na Feira do Vuco-Vuco.
Segunda-feira, os servidores participarão do Fórum Estadual dos Servidores, na sede do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN), em Natal. Terça-feira, realizarão ato conjunto do Fórum Estadual dos Servidores, na Governadoria, em Natal, também dentro do movimento pela valorização do funcionalismo.
Próxima quarta-feira haverá reunião do Comando de Greve da Aduern, na sede do sindicato em Mossoró, para avaliar encaminhamentos que serão deliberados na assembleia geral, quinta-feira, às 9h, para decidir a postura dos servidores em relação à greve e à postura do Governo do Estado,
Sexta-feira, dia 1°, será a vez do Comando de Greve Unificado fazer reunião, na sede da Aduern em Mossoró e, às 17h, uma comissão de Mossoró participará do ato público denominado "Aniversário de 30 dias da greve", na parada de ônibus do Midway (avenida Hermes da Fonseca), em Natal. A programação da semana terminará com manifestação no Campus de Assu, dia 2, às 9h.
IMPASSE
Há duas semanas, os servidores encaminharam documento ao Governo do Estado exigindo o pagamento do reajuste de 10,65% em maio, retroativo a abril, como estabelecido em acordo documentado entre o funcionalismo e administração estadual em setembro do ano passado, como condição para encerramento da greve de 2011, que durou 106 dias.
Na ocasião, a greve só terminou mediante o acordo de parcelar o reajuste de 22% em três anos: 10,65% em abril deste ano; 7,43% em 2013; e 7,43% em 2014. E foi exatamente o não-pagamento dos 10,65% no mês passado que motivou a nova greve, sete meses depois do término da anterior. Professores e técnicos-administrativos exigem o acordo.
O Governo do Estado, entretanto, alega não pode pagar por restrições com gasto com recursos humanos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), chamado de limite prudencial, embora reconheça a legitimidade do acordo assinado em setembro. O governo garante pagar quando o Estado sair desse limite, mas os servidores não aceitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário