sexta-feira, 4 de maio de 2012

Servidores rejeitam proposta e param por tempo indeterminado

De nada adiantou a reunião convocada às pressas pela governadora Rosalba Ciarlini, anteontem. O Governo do Estado não convenceu os servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que anunciaram greve ontem por tempo indeterminado. A paralisação deveria ter começado anteontem, mas a decisão foi suspensa a pedido da governadora.
Durante a assembleia que decidiria pela greve, na manhã de quarta-feira (2), ela convidou a comissão de professores e técnicos-administrativos para uma reunião, em Natal. A última tentativa não surtiu efeito, pois a proposta de reajuste que apresentou, condicionada ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não agradou aos servidores.
"Da forma como foi colocada a proposta do governo, sem nenhum prazo para o pagamento, ficava muito difícil a aceitação por parte da categoria, que decidiu manter um canal de diálogo aberto, mas com as atividades paralisadas", explica o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato.
A decisão foi tomada em assembleia ontem. Os servidores não aceitam adiamento do reajuste de 10,65%, acordado em setembro do ano passado para o fim da greve de 2011, que durou 106 dias, a maior da história do Rio Grande do Norte. O percentual é o primeiro de um escalonamento de três anos.
Os professores consideram quebra de compromisso pelo Governo do Estado. Avaliam que já fizeram concessão ao parcelar o reajuste em três anos: 2012, 2013 e 2014. Por isso, não abrem mão da primeira parcela. Esse foi o tom majoritário da assembleia de ontem que movimentou a sede da Aduern, na avenida Antônio Campos, bairro Costa e Silva.
Na fala dos professores ficou clara a indignação com a postura do governo, já que desde o ano passado, segundo os docentes, a administração estadual alega os mesmos problemas para não reajustar os salários da categoria, há dois anos sem recomposição salarial. Eles também reclamam do não-envio do projeto de reajuste à Assembleia Legislativa.
Na audiência de ontem, no Centro Administrativo, com a governadora Rosalba e secretários estaduais, o governo reconheceu a legitimidade do acordo celebrado, mas disse não ser possível efetuar imediatamente o reajuste prometido devido a Lei de Responsabilidade Fiscal que impõe limites a despesas com pessoal.
Na mesma reunião, segundo a Aduern, o governo comprometeu-se a encaminhar à Assembleia Legislativa projeto de lei ajustando os salários dos professores e técnicos-administrativos da Uern, mas condicionando à LRF. Ficou decidido que o governo enviará aos sindicatos dos professores e dos técnicos documento contendo as intenções anunciadas.
"Agora vamos esperar o documento do governo operacionalizando a sua proposta de pagamento para avaliarmos e decidirmos o futuro do movimento. A greve continuará até que o acordo seja cumprido, porque a reivindicação é justa, e a nossa categoria está aberta à negociação", declara Flaubert Torquato. 
Governo estadual alega que gasto com servidor compromete 48,35% do OGE
Na audiência com servidores da Uern, anteontem à noite, em Natal, com a presença também do reitor Milton Marques, a governadora Rosalba Ciarlini reconheceu o pleito dos servidores. "A reivindicação é justa, queremos atender no que for possível dentro da legalidade", disse a chefe do Executivo, respaldada pelos secretários estaduais.
"Acima de tudo, não queremos que os alunos sejam penalizados com mais atrasos no semestre letivo que está para começar, por isso chamei aqui todos os representantes da Uern para que juntos possamos buscar a melhor solução", disse Rosalba, acrescentando que o Governo está fazendo o possível para atender à categoria.
Os secretários de Estado ratificaram que os acordos firmados serão cumpridos sempre dentro da legalidade e obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo o secretário do Planejamento, Obery Rodrigues, a própria imprensa nacional já repercutiu o alto gasto com o funcionalismo no Rio Grande do Norte.
"Temos aqui uma matéria da Folha de S.Paulo que divulga nosso atual gasto com pagamento de pessoal, comprometendo 48,35% do Orçamento Geral do Estado (OGE), só a folha de pagamento da Uern no último ano representou R$ 158 milhões, para 2012 a média mensal está programada em R$ 14,5 milhões", explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário