quinta-feira, 10 de maio de 2012

Servidores da Uern rejeitam proposta do Governo do Estado e a greve continua

Ontem à tarde, servidores em greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizaram manifestação contra o descumprimento do acordo de reajuste salarial firmado com o Governo do Estado em setembro de 2011. O consenso pôs fim à greve do ano passado, de 106 dias, e o não-cumprimento do que fora acordado culminou com a paralisação.
Com faixas, os manifestantes usaram também carro de som para denunciar à sociedade que o acordo não está sendo cumprido, reproduzindo áudio de entrevista da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao O Mossoroense, perguntando ao repórter se ele tinha dúvida de que o reajuste seria dado em abril e dizendo que quando faz acordo, cumpre.
O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), professor Flaubert Torquato, informou que o comando de greve enviou ontem ao Governo do Estado documento comunicando rejeição da proposta encaminhada em ofício na semana passada, de pagamento do reajuste acordado de 10,60%, mas a depender da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Nesse documento, a Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos propõe só pagar o reajuste quando o Estado sair do limite prudencial da LRF, que impõe limite de gastos com pessoal. Porém, a Aduern e o Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), em assembleia, rejeitaram essa proposta.
Para encerrar a greve, os servidores reivindicam pagamento do reajuste na folha deste mês, retroativo a abril, ou que seja em data certa. "Sem prazo, não confiamos", avisa Flaubert Torquato, lembrando que, no acordo firmado em setembro de 2011, não há nenhuma cláusula condicionando a concessão do reajuste a limites da LRF.
"A categoria está há dois anos sem reajuste salarial e até agora não temos nenhuma proposta concreta", lamenta o presidente da Aduern, acrescentando que a postura agora é de aguardar a posição do Governo do Estado em relação ao comunicado oficial de rejeição da proposta. A expectativa é que o comando de greve seja convidado para negociar.
Enquanto isso, prosseguem as atividades de greve. Após a caminhada de ontem, do Hotel VillaOeste à Praça do Pax, o próximo compromisso será hoje, às 9h, com reunião na sede da Aduern, para discutir atividades da próxima semana e avaliar o andamento do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário