sexta-feira, 18 de maio de 2012

Professores iniciam greve por tempo indeterminado

As duas universidades públicas em Mossoró estão sem aula. Depois da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), agora é a vez dos professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) entrarem em greve. A paralisação começou ontem.
O indicativo de greve foi decidido em assembleia geral, ontem. Os docentes pleiteiam reestruturação da carreira, ponto acordado com o Governo Federal, mas descumprido em 2011, segundo a coordenação do movimento.
Os servidores também querem valorização do piso salarial e incorporação das gratificações, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que recomenda a greve em todo o Brasil.
Ufersa tem 363 docentes efetivos, e a greve deve prejudicar mais de três mil estudantes, nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, atrasando o ano letivo de 2012, em pleno andamento.
Ontem, foi dia nacional de luta das universidades brasileiras em Brasília. Uma comitiva do Rio Grande do Norte participou da mobilização, que fortaleceu a pauta de reivindicações em prol da valorização salarial dos servidores e do fortalecimento do ensino público.
Outros pontos da pauta é a racionalização dos cargos (fazer correções no enquadramento de cargos que ficaram rebaixados em 2005) e reposicionamento dos aposentados (recolocar no final da tabela os aposentados que estavam no final da carreira antes do PCCTAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário