sexta-feira, 25 de maio de 2012

Campanha de Vacinação contra Gripe é prorrogada até o próximo dia 1° de junho

Prevista inicialmente para ser encerrada hoje, 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe foi prorrogada. Iniciado no último dia 25 de maio, o período de imunização agora se estende até 1° de junho. Em Mossoró, o último balanço apresentado pela Gerência Executiva de Saúde, na segunda-feira, 21, mostra que 62,9% do público alvo havia sido vacinado.
A meta na cidade é vacinar 28.547 pessoas, o que representa 80% do público alvo, que é de 35.684 pessoas. Devem comparecer aos postos de saúde idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças da faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes, povos indígenas e a população prisional. Além de proteger contra a gripe, a vacina também imuniza a população contra a Influenza H1N1.
Com as crianças é preciso uma atenção redobrada dos pais, uma vez que elas terão que ser levadas aos locais de vacinação em dois momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada um mês após a primeira. As gestantes podem ser vacinadas em qualquer etapa da gravidez, não havendo contraindicações nesse sentido.
Não devem tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo e as pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico ou tratamento de doenças como câncer e Aids devem consultar o médico antes da imunização.
Em todo o Rio Grande do Norte a meta é imunizar 80% dos grupos prioritários, o que representa 484.349 pessoas. Até a manhã de ontem foram vacinadas 288.870 pessoas, o que representa 59,64% da meta.
De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no RN o grupo prioritário que mais procurou os postos de saúde para vacinação foi o de idosos, com 191.454 imunizados; seguidos por crianças, 51.970 imunizadas; trabalhadores de saúde, 25.920 imunizados e o grupo das gestantes, com 20.798 imunizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário