terça-feira, 10 de julho de 2012

Receita Federal abre consulta ao segundo lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda

Começou ontem (9) a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 da Receita Federal (RF). O início do pagamento está previsto para ser realizado na próxima segunda-feira (16). No primeiro lote foram liberados apenas em Mossoró R$ 3.389.079,87 para 3.467 contribuintes. Já neste lote, a Receita não informou quantos mossoroenses terão direito à restituição.
De acordo com o auditor fiscal João Daniel, além dos que estão inclusos no segundo lote, aquelas pessoas que ainda não receberam sua restituição no primeiro lote poderão receber a restituição nesta etapa.
A consulta à restituição pode ser feita de três formas. A primeira delas é ligando para o Receitafone, através do número 146. A segunda maneira é acessando o site da Receita Federal, http://www.receita.fazenda.gov.br, e fazer a consulta pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou cadastrando previamente no site o número de celular, no qual a RF enviará mensagem (SMS) avisando sobre o recebimento da restituição. Por fim, o contribuinte pode se dirigir diretamente à sede da Receita, localizada na avenida Alberto Maranhão.
Caso o valor não seja creditado no dia 16, os contribuintes poderão se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil para requerer a restituição ou ligar para a central de atendimento do banco com o objetivo de agendar o crédito nominal em conta-corrente ou poupança em qualquer banco.
Para agendar o recebimento do crédito, os contribuintes devem ligar para os números: 4004-0001, para quem morar nas capitais; 0800-729-0001, para aqueles que residem nas demais localidades, e 0800-729-0088, em casos de pessoas com deficiência auditiva.
Terão prioridade no recebimento da restituição os contribuintes que primeiro enviaram a declaração e para aqueles com mais de 60 anos. Terão prioridade ainda aquelas pessoas portadoras de moléstia grave e portadoras de deficiência física ou mental, desde que tenham preenchido formulário para fins de terem direito à prioridade na restituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário