quinta-feira, 19 de julho de 2012

Fátima tenta solução para impasse entre governo e universidades

Falta avançar pouco na proposta apresentada pelo governo aos professores das universidades federais para atender as reivindicações da categoria. Essa foi a avaliação da coordenadora do Núcleo de Educação do PT, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), após reunião ocorrida nesta terça-feira (17), com representantes dos docentes. A deputada afirmou que vai atuar, junto à bancada do partido e ao governo, para ajustar a proposta do Executivo, apresentada aos professores na semana passada.
"Nossa expectativa é que o governo avance e sinalize positivamente no atendimento das reivindicações, para que possamos chegar a um entendimento que viabilize a retomada das aulas nas universidades e na rede federal de educação tecnológica", destacou a deputada. A proposta do governo prevê reajuste escalonado de 25% a 45%, até 2015.
"A proposta do governo dialoga com a nossa ideia de restruturação da carreira. O que falta são alguns ajustes em temas referentes à autonomia universitária, principalmente sobre a progressão dos professores e sobre a recomposição dos salários de parte da carreira", ressaltou o presidente da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), Eduardo Rolim de Oliveira.
Segundo dados do sindicalista, a proposta do governo federal beneficia os docentes com doutorado, mas não recompõe as perdas inflacionárias previstas até 2015, no salário dos professores com mestrado. Para que isso ocorra, segundo ele, seria necessário um incremento de 360 milhões de reais, na proposta de 3,92 bilhões previstos para o conjunto dos professores. 
Técnicos
Já em relação ao aumento salarial reivindicado pelos técnicos administrativos das universidades federais, Fátima Bezerra fez coro às reivindicações desses profissionais. "Uma vez que o governo já apresentou uma proposta aos professores das universidades, nada mais justo que os servidores técnicos-administrativos tenham o mesmo tratamento", defendeu.
Participaram da reunião a senadora Ana Rita (PT-ES) e os deputados petistas Emiliano José (BA) e Érika Kokay (DF). O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Newton Lima (PT-SP), e a deputada Marina Sant'Anna (PT-GO), por conta de outros compromissos já assumidos, não participaram da reunião, mas enviaram representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário