sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ufersa recorrerá à Justiça Federal contra decisão que determina suspensão de concurso público

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) irá recorrer da decisão judicial que culminou com a suspensão do concurso público promovido pela instituição este ano. De acordo com o reitor em exercício, professor Francisco Praxedes, a Ufersa foi comunicada oficialmente ontem, 19, sobre a determinação da 10ª Vara da Justiça Federal, e a partir de agora apresentará defesa para as denúncias apontadas pelo Ministério Público Federal.
"A posse dos candidatos aprovados estava prevista para acontecer amanhã (hoje), mas decidimos suspender esse procedimento por uma questão de cautela, até mesmo para que não sejam gerados problemas mais sérios posteriormente. Vamos apresentar nossa defesa, mostrar o que nos levou a tomar determinadas ações que possam ter sido consideradas irregulares e aguardar a nova decisão da Justiça, que não vai ocorrer de forma imediata", destaca o reitor.
De acordo com o professor Francisco Praxedes, todos os fatos que proporcionaram questionamentos acerca da lisura do certame serão esclarecidos. "A Comissão Permanente do Processo Seletivo (CPPS) da Ufersa tem credibilidade, é conhecida pela sua idoneidade. Agora nós somos humanos, passíveis de cometer erros, e em um concurso com essa abrangência podem ter surgido falhas, não descartamos essa possibilidade. O que não pode é haver favorecimento", afirma.
A decisão da Justiça em suspender o certame lançado pela Ufersa no ano passado teve como base uma Ação Civil Público ajuizada pela Procuradoria da República em Mossoró, motivada por denúncias realizadas por candidatos que se sentiram prejudicados com o resultado final da seleção.
A partir disso, foram constatadas irregularidades como atribuir nota a candidato que não realizou prova, acordar com candidato por telefone a apresentação de títulos oito dias depois do término do prazo, além de reprovar candidatos na análise dos títulos, uma vez que a fase era somente classificatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário