quinta-feira, 12 de julho de 2012

Município relembra morte de Jerônimo Dix-sept Rosado


Célio Duarte
Cidade de Governador Dix-sept Rosado relembra morte do ex-governador potiguar
Nesta quinta-feira, 12, é feriado municipal em Governador Dix-sept Rosado em memória aos 61 anos da morte de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, importante figura política da região que dá nome ao município. Devido ao feriado, apenas os serviços essenciais serão mantidos em sua normalidade.

Emancipada em 4 de abril de 1963, a cidade que chamava-se Sebastianópolis recebeu o nome do então Governador do Estado em 1951. Após sua morte em acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei Nº 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.
Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia nasceu em 25 de março de 1911, filho do farmacêutico Jerônimo Rosado.

Quando adolescente, trabalhou na indústria de extração e comercialização de gesso fundada por seu pai. Alguns anos depois, tornou-se acionista e principal dirigente da empresa.

Desempenhou atividades empresariais e por quase 10 anos gerenciou a firma Mossoró Comercial Ltda. Não era um homem culto; era um homem trabalhador. Contava no seu currículo escolar apenas com o curso ginasial, mas era um empreendedor e excelente administrador.

Em 21 de março de 1948 foi eleito como terceiro prefeito constitucional de Mossoró. Através de seu dinamismo, revolucionou todos os setores do município, implantando uma administração arrojada. No entanto, ele não concluiu o seu mandato, que deveria terminar em 1951, para poder desbravar novos desafios políticos.

No dia 6 de junho de 1950 foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte, assumindo o governo em 31 de janeiro de 1951. Como Governador, formou um secretariado competente e impôs seu estilo de governo dinâmico e progressista, com muito trabalho e visão do futuro. Porém, seis meses após sua posse, o seu mandato foi bruscamente interrompido. Em 12 de julho de 1951, Dix-sept Rosado Maia foi vítima de uma tragédia nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário