segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Operação Sertão Seguro” mostra trabalho do Bope em Mossoró e cidades vizinhas

Desde o final de junho deste ano, quando o Governo do Estado criou a "Operação Sertão Seguro", o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) se instalou na cidade de Mossoró para dar apoio ao policiamento local no combate à criminalidade, nos bairros e ruas da cidade.

Com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, roubos e a criminalidade de uma forma geral, o Bope vem atuando ostensivamente com ações educativas em Mossoró e demais cidades oestanas. A operação foi determinada pela Secretaria de Segurança através do comando-geral da Polícia Militar, sob o acompanhamento do coronel Túlio César, responsável pelo 2º Batalhão de Polícia Militar.
Segundo informações repassadas pelo tenente Laranjeira, comandante da equipe do Bope na região, atualmente quatro viaturas com um efetivo de 16 homens realizam o trabalho de prevenção nos bairros da cidade, em especial no Santo Antônio e Quixabeirinha, além dos municípios de Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Serra do Mel.
"Em Mossoró e região nós trabalhamos em parceria com outras polícias, apoiando-as em operações e combate ao crime de uma forma geral. Nosso trabalho vai além das divisas dos municípios, atuamos quando necessário independente da hora e lugar", explicou o tenente.
Laranjeira explica também que a equipe do Bope passa por constantes treinamentos para atuar em qualquer circunstância. "Estamos sempre prontos para atuar, para isso somos treinados e o nosso trabalho tem surtido efeito. Os nossos parceiros sabem que podem contar com a gente", disse.
Para o tenente, a população tem apoiado o trabalho do Bope, mesmo não tendo ainda entendido direito a presença das viaturas em Mossoró. "O nosso trabalho tem agradado ao cidadão de bem, que sempre que pode contribui com denúncias quando algo não está certo em sua rua ou bairro. Até o momento não encontramos dificuldades para realizar o nosso patrulhamento em nenhuma localidade da cidade ou zona rural", frisou.
Segundo o tenente, a população pode fazer ainda mais o seu papel para ajudar a combater o crime. Para isso só precisa denunciar os criminosos através do telefone 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp). "Denunciando através do 190, não precisa se identificar, apenas denuncie o que está errado que nós vamos fazer a nossa parte" concluiu. 

"Violência diminuiu com a chegada do Bope", diz tenenteCom a achegada dos policias do Bope em Mossoró houve uma redução no número de crimes e aumento no número de prisões e apreensões, pelo menos é essa constatação feita pelo tenente Laranjeira, comandante da equipe do Bope.
Segundo o tenente, nos últimos três meses o número de homicídios reduziu em se comparando com o primeiro semestre do ano, onde ocorreram mais 100 mortes. "A redução na violência é graças ao trabalho realizado pelas polícias, que tem o nosso apoio. É um trabalho conjunto, mas que tem surtido efeito", disse.
Além da redução nas mortes, o tenente destaca também o combate repressivo ao tráfico de drogas e a retirada de inúmeras armas de circulação, que estavam em poder dos bandidos e o desmantelamento de uma quadrilha interestadual presa em Mossoró na semana passada, durante uma operação conjunta da Polícia Federal e do Bope.
"Durante uma operação em conjunto com a PF, prendemos uma quadrilha interestadual que estava em Mossoró para sequestrar um empresário. Quatro elementos foram presos em flagrante, com aramas e carros roubados. A quadrilha estava pronta para fazer mais uma vítima, felizmente conseguimos desarticular a tempo", contou o tenente Laranjeira.
Policiais do Bope enfrentam treinamentos rigorosos para fazer parte da elite da PMO policial que quiser entrar para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) tem que passar pelo Curso de Aplicações Táticas (CAT), com duração aproximada de oito semanas e pelo Curso de Operações Especiais (COE) com duração de cinco meses.
Segundo o comando da Polícia Militar do RN, dos que iniciam o curso apenas 40% terminam. A PM não visa a quantidade, mas sim a qualidade dos seus policiais que integram a elite da corporação.
O Bope tem entre as principais atribuições: gerenciar crises com reféns localizados; dissuadir e controlar rebeliões nos estabelecimentos prisionais; atuar em ocorrências de roubo a bancos e estabelecimentos comerciais; atuar em ações anti-sequestros; realizar escoltas de presos de alta periculosidade; agir em ocorrências que envolvam artefatos explosivos; realizar proteção e garantir a segurança de autoridades; além de resgatar pessoas em locais de difícil acesso; patrulhar em áreas de altíssimo risco; buscar e capturar criminosos de alta periculosidade e empreender ações antiterror.

Fonte O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário